Thursday 8 November 2007

Moderno desenho, o Grafismo como linguagem.



Hoje chegamos infelizmente ao 4º post sobre “Grafismo”, e confesso, foi um estudo muito prazeroso acredito não apenas para mim. Bem, no ‘Quinta’ é assim, toda quinta tem algo interessante sobre design, é só ir acompanhando. Na semana que vem iniciaremos outro estudo. Até a próxima, tenha uma ótima leitura.

“O desenho da página impressa representa, na verdade, uma configuração indicial e, ao mesmo tempo, contempla o leitor por meio de uma série de ícones em códigos específicos, definindo o que a mensagem representa, ou o que se deseja comunicar.”

“"A página impressa possui uma qualidade especial que influencia sua forma, seu conteúdo e a reação do leitor"... "Perceber uma imagem é participar de um processo criativo. No ato de ver, temos a tendência de separar determinadas imagens da massa de impressões a que estamos expostos e adicionar a essa imagem nosso próprio conhecimento, nossa experiência e imaginação". (Hurlburt, 1980: 133)”

“Num trabalho de Lúcia Santaella sobre a percepção são realçadas as pesquisas empíricas realizadas sobre o assunto, revelando que, provavelmente, devido às condições evolutivas do ser humano, 75% da percepção humana é visual. A segunda em importância cabe ao ouvido, com 20 %, e aos demais sentidos representados pelo olfato, paladar e tato, 5%. Fica evidente o domínio absoluto do sentido visual como elemento mediador das atividades do homem.”

“Santaella salienta que a visão é o sentido mais importante e foi sobre ela que os estudiosos redobraram suas pesquisas. "A primeira dificuldade a ser enfrentada dizia respeito à óbvia disparidade entre a imagem retiniana que é plana, chapada e a percepção visual dos objetos do mundo, que é tridimensional". (1993: 24 e 25).”

“O grafismo é o elemento regulador de uma ação e reação no âmbito da página impressa. É nele que se concentra o poder de sedução e a identidade visual de uma publicação.”

“Assim, o avanço tecnológico e a utilização cada vez mais crescente da informatização das redações nas corporações jornalísticas e nas agências de publicidade, além do aumento vertiginoso de atrativos visuais inter-relacionados (desenho/máquina) são fatores que exigem novas posturas de comportamento. A paginação eletrônica atinge níveis técnicos satisfatórios compatíveis ao desenvolvimento de um modelo de desenho gráfico industrial capaz de acelerar a relação espaço-tempo de produção da informação. Há uma emergente mudança nos processos tátil e mental, na confecção de uma peça impressa. Isso leva a alterações na anatomia dos veículos impressos que, a cada dia, tentam se adequar ao novo e disputar um mercado em constante transformação.”

“O homem urbano é bombardeado diariamente por uma enorme carga de mensagens visuais. Essas mensagens que roubam o olhar do receptor, informando e seduzindo, têm na cor o elemento centralizador desse comportamento. A ótica e a neurofisiologia explicam desde o passado até o presente a percepção desse fenômeno.”

Rafael Souza Silva
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP); mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP); professor do Programa de Mestrado em Comunicação - UniSantos; diretor e professor-titular da Faculdade de Comunicação UniSantos e jornalista.







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