Thursday 18 October 2007

Moderno desenho, o Grafismo como linguagem.



O ‘Quinta’ já virou ‘sinônimo’ de estudos sobre Design. Quem o acompanha já sabe do que estou falando. Hoje, iniciamos um estudo sobre “O Grafismo como Linguagem”. Serão ao todo 04 posts, em análise as peças da revista “Beast – The bible of inspirition”, visualizadas aqui. Boa leitura, até a próxima.

“O estudo do moderno design revela a indiscutível somatória de conhecimentos das técnicas de reprodutibilidade através da tipografia, da arquitetura, do desenvolvimento tecnológico e industrial e do próprio grafismo, em perfeita sintonia com os movimentos artísticos da pintura e da escultura. Há, na verdade, um crescimento paralelo de idéias em todas as áreas e uma necessidade de compartilhar das experiências adquiridas em busca de novos desafios na divisão do espaço.”

“O moderno desenho de uma página impressa tem como objetivo reunir os elementos gráficos dominantes e secundários caracterizados pela tipologia, ilustrações, legendas, espaços em branco, o texto escrito, que através de sua estrutura e configuração traduzem a intencionalidade do que se deseja comunicar.”

“A utilização de elementos geométricos funciona como elo entre o artista e o observador, agindo sobre a percepção através do sistema sensorial orientado por estímulos, o que resulta em uma cumplicidade recíproca, redundando em um eficiente processo de comunicação.”

Rafael Souza Silva
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP); mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP); professor do Programa de Mestrado em Comunicação - UniSantos; diretor e professor-titular da Faculdade de Comunicação UniSantos e jornalista.






01 / 04 post





...continua na próxima quinta.






0713 conv. Jefferson Cortinove

No comments: