Uma reportagem do diário espanhol El País publicada nesta sexta-feira qualifica o filme Tropa de Elite, do diretor José Padilha, de "um fenômeno social que desencadeou uma forte polêmica pública".
O texto - intitulado "A batalha do Rio de Janeiro, nas telas" - engrossa a repercussão internacional que o filme vem ganhando no exterior antes mesmo de sua estréia internacional. No Brasil, diz o El País, "as filas para ver o filme são quilométricas. Vinte milhões de pessoas dizem tê-lo visto ou que o verão, e outras 12 milhões a piratearam".
"A polícia aparece como é, corrupta, às vezes mancomunada com os traficantes, aos quais vende inclusive armas; mas também imprescindível para lutar contra o narcotráfico", descreve o jornal. "Os traficantes aparecem sem romantismo, terrivelmente violentos e dispostos a semear o terror e a morte para manter o controle do mercado."
Como outras matérias publicadas no exterior sobre o filme, o El País diz que o Bope, que tinha reputação de incorruptível quando nasceu, com 160 policiais, é visto hoje como uma entidade brutal.
BBC Brasil.com (Globo Online) Leia+
0713
No comments:
Post a Comment