Thursday 4 October 2007

Poesia visual, a civilização da escrita.



Um belo dia a todos, hoje iremos compartilhar o 3º post sobre o nosso estudo "Poesia Visual" aqui na blogsfera. Aos leitores, toda a quinta é dia de design, pelo menos no “Quinta”. Se você é novo por aqui, nunca deixe de visitar as demais quintas. Boa leitura!

“Agora imagine este mesmo pêndulo (tempo) por inúmeras vezes e todas sem sucesso, tentando fazer a união dos blocos de texto, e por mais que ambos pertençam ao mesmo bloco e sejam um texto apenas, ainda assim estão sempre entre idas e voltas aos blocos de texto.”
Jefferson Cortinove - Artista Plástico e Designer Gráfico

“Estamos diante de uma revanche da imagem e do design sobre a escrita? Para alguns, como Giovannini, sim, quando fala na “capitulação do texto para o layout”, que pode ser visto em livros de artes plásticas, nos quais os textos são muitas vezes tratados mais como blocos visuais, vassalos das fotografias.”

“E também quando aparentemente busca uma retórica desabusada e aponta essa tensão num espaço mais político, indiretamente quebrando um ar determinista de novas e antigas tecnologias: “A batalha é antes de tudo entre a cultura verbal e a cultura visual, entre aqueles que têm sido chamados “wordpeople” e os “image people”, entre aqueles – já há algum tempo – intelectuais da Partisan Review e outros, do Departamento de Design do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.”

““(...) Hoje, a linha daquela batalha pode ser encontrada entre os editores do The New York Review of Books e os designers gráficos e de cenários da MTV.” (Giovannini,1988: 204-205)””

“Há quem evite tanto a linguagem como a crítica radical e procure ver essas relações entre a imagem e a escrita numa perspectiva histórica, especialmente entre aqueles que pretendem explicar essas expressões através das tecnologias adotadas. Essas periodizações apontam, geralmente, três períodos de expressão, (...).”

Sérgio Capparelli
Prof. Dr. do PPGCOM da FABICO/UFRGS

Ana Cláudia Gruszynski
Prof. Mestre da FABICO/UFRGS

Gilberto Kmohan
Mestrando do PPGCOM/ UFRGS





03 / 04 post: ::view 01 02











...continua na próxima quinta.








0713

No comments: