Monday 1 October 2007

O dono da colônia está dentro de casa.



A vinda da família real portuguesa é tema de 1808, livro que mostra como o País deixou de ser colônia. Em destaque o seu lançamento no jornal O Estado de S. Paulo (domingo).

Bem, não irei me aprofundar na história, de fato a vinda da corte real portuguesa ao Brasil na figura do até então príncipe D. João VI, trouxe sim muitas coisas para o País, entre elas as primeiras máquinas de imprensa.

Agora, ele não veio à toa. Fugindo à invasão napoleônica, o ‘bendito’ veio parar aqui. Afinal, o Brasil era a colônia mais rentável para Portugal e muitos, desde antes dos conflitos, já investiam na idéia de vinda para cá.

Vindo para os dias atuais, vejamos. O ‘deserto’ no nordeste do País, não é por acaso. Toda aquela área já foi mata, o problema é que nossos ‘queridos’ portugueses desmataram tudo, até virar o que é hoje.

Fato é, nossos exploradores agora estão dentro de casa. E isso já vem de longa data. Explorados, roubados e enganados, aqui estamos nós. Todo o ‘santo dia’, acontece uma nova no país. E pior, Eles, os detentores do poder, continuam a acreditar que somos tolos e idiotas.

Sim, veja você mesmo. O tal do Renan continuou, a distribuição de cargos aleatórios para os mais desprovidos usurpadores e sem nenhuma experiência para as devidas funções também. A CPMF, essa pelo jeito já virou perpétua. E o povão meu caro, este está marcado para ser explorado até o fim da vida.

Ah, já ia me esquecendo, até na hora da morte quem não estiver em dia com seus tributos, corre o risco de não ter um espaço na colônia para um digno enterro. Tudo aqui custa alguma coisa. Com exceção da dignidade do povo, esta já não é nem mais calculada pelos exploradores.


Sem palavras...





0713

No comments: