Wednesday 24 October 2007

O impasse da convergência digital.



Ontem no programa da TVE Brasil, o “Observatório da Imprensa” autoridades discutiam sobra à convergência digital. Muito prazeroso por sinal, o debate me levantou uma questão em evidência. O custo do conversor digital.

Em meados deste ano, fora anunciado pelo governo, que os tais conversores custariam em torno de $100. A questão é, só o custo de fabricação dos conversores já ultrapassa este valor. E fazer com que as pessoas comecem a trocar seus aparelhos televisores ou ainda, comprarem de imediato os conversores parece a meu ver uma situação pouco provável neste momento.

A estréia oficial do Sistema de TV Digital no Brasil prevista para o dia 02 de dezembro deste ano, ainda permanece uma incógnita, pois, sem os conversores e sem o apoio do governo com subsídios para o barateamento dos mesmos, ficará um pouco complicada de emplacar a convergência no País.

Na outra ponta do problema, estão as operadoras de telefonia e as emissoras de televisão, estas que por sua vez estão ‘calorosamente’ incentivando a todos os custos o bloqueio dos programas, ou seja, enquanto as operadoras de telefonia querem disponibilizar canais da telinha nos celulares, as emissoras tentam cobrar e travar isto.

É mole? Querem bloquear gravações e talvez até cobrar para tais canais. Em outras palavras, esta convergência no País ainda será um impasse no todo. O governo gasta verba com mídia na divulgação da TV Digital, mas não pretende até o momento subsidiar a produção de conversores e tão pouco se pronuncia de fato a favor ou contra o bloqueio digital.

Coisas do nosso Brasil...







0713

No comments: