Thursday 27 September 2007

Poesia visual, a civilização da escrita.



Olá, hoje seguiremos no estudo do tema “Poesia Visual”, lembrando que esta análise foi divida em quatro posts. Caso você seja novo por aqui, não deixe de conferir as postagens publicadas nas quintas anteriores. Tenha uma boa leitura.

“E alem disso determina também que o dia é hoje! Mas dia e tempo do que? A esquerda temos um bloco de texto fragmentado e a direita outro bloco, pode-se perceber dois alinhamentos distintos para o texto, um a esquerda e outro a direita. Apesar de separados pelo pêndulo (tempo), ambos fazem parte do mesmo texto e graficamente a mesma tipografia reforça esta idéia”.
Jefferson Cortinove - Artista Plástico e Designer Gráfico

“Essa tensão entre os campos da escrita e da imagem – esta última quase sempre em posição subordinada – certamente sofre as influências da passagem da chamada civilização da escrita para o predomínio atual da imagem. O campo do design é certamente um bom exemplo dessas tensões e dessas mudanças de perspectiva”.

““(...) em um livro ou numa revista, um meio ambiente ecológico de palavras, imagens, padrões gráficos, seqüências, espaço e espaçamento – um equilíbrio delicado que faz a publicação legível. Mas legibilidade nem sempre é o ponto principal. Muitas publicações
provêm, em vez disso, uma espécie de ambiente perceptivo, usualmente divertido, no qual os leitores tornam se espectadores experimentando as tensões visuais das páginas diagramadas
mais pelo estilo que pelo conteúdo. Cada página, como um pôster, tem sua própria consistência. A revista, em particular, é uma galeria manual.””(Giovannini, 1988: 201)

“A seguir, ele afirma que a conseqüência do design em muitas publicações é, então,a fragmentação ou subordinação do texto (Giovannini, 1988: 204)”.

“Ou ainda, o gráfico, ‘liberado’ pela nova fotografia e pelas tecnologias do computador e forçado pela competição com a televisão, o videoteipe e outros mídias não impressos, visando ao entretenimento, está ameaçando tanto o texto como a fotografia”.

Sérgio Capparelli
Prof. Dr. do PPGCOM da FABICO/UFRGS

Ana Cláudia Gruszynski
Prof. Mestre da FABICO/UFRGS

Gilberto Kmohan
Mestrando do PPGCOM/ UFRGS







02 / 04 post: ::view 01







...continua na próxima quinta.







0713

No comments: