Saturday 15 September 2007

É errado desligar os aparelhos...



Vaticano diz ser quase sempre errado parar alimentação por tubo.

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O Vaticano, manifestando-se sobre um debate que divide os hospitais católicos, afirmou nesta sexta-feira que é errado interromper o fornecimento de alimentos e líquidos a um paciente em estado vegetativo mesmo que não haja mais chance de que recupere a consciência.

Em um documento sancionado pelo papa Bento 16, o departamento doutrinário do Vaticano disse que a administração de suprimentos via tubo a pacientes que estariam perto da morte consistia em um tratamento "comum", que não deve ser parado porque os doentes ainda possuem dignidade humana.

A decisão deve provocar novos debates entres os especialistas em bioética, especialmente no amplo sistema de atendimento médico mantido pela Igreja Católica em vários países, a respeito de quanto os médicos deveriam fazer para preservar a vida.

O documento reafirmou a postura adotada pelo papa João Paulo 2o em 2004 durante um acalorado debate nos EUA sobre se deveria ser suspensa a alimentação de Terri Schiavo, uma paciente que apresentava graves danos cerebrais. Em 2005, o tubo de alimentação acabou sendo retirado e a paciente morreu.
Philip Pullella (Reuters-Brasil)



E você, está a favor ou contra?






0713

No comments: