Thursday 13 September 2007

Design gráfico cambiante: a instabilidade como regra.



Bem amigos e também profissionais do design gráfico, hoje chegamos ao fim da série de 04 posts sobre Design Gráfico Pós-Moderno, orientado pelo estilo cambiante. Tenho certeza que todos que acompanharam durante este primeiro mês do canal 5ª Design tiveram a oportunidade de aprender de maneira rápida e bem objetiva sobre o tema. Na próxima semana, iremos dar inicio a um novo tópico. Nem precisa dizer que vem muita coisa boa. Ótima semana a todos, tenha uma boa leitura.

"O fenômeno é visível e vem crescendo como possibilidade no design gráfico atual. Os elementos que deram condições para o seu surgimento se confundem com a Pós-Modernidade e uma das faces desse tempo é o próprio design gráfico cambiante."

"Quanto ao fato da mutabilidade no design ser apenas o resgate de uma prática corrente até os anos 1930, não invalida o retorno dessa estratégia. O princípio da originalidade é uma pretensão modernista e o cambiamento não está mais “naturalizado”, ou seja, quando revistas como a Life, a Vogue e a Jugend, por exemplo, eram feitas não havia um momento anterior que imaginava a padronização como melhor opção para o design gráfico."

"A partir disso as opções passam a ser estratégicas e o cambiamento se mostra como recurso intencional. Seu trânsito constante de significantes procura significar algo através do conjunto. Procurar o significado isoladamente não revela mais do que o instante."

"O design gráfico cambiante é dionisíaco. Assim como o deus grego Dioniso, suas definições nos escapam. Ele é polimórfico, morre e renasce várias vezes. É complexo e fugidio."

"Alain Moureau (in Pierre Brunel, 1998) não sabe como descrevê-lo físico ou psicologicamente. Suas várias faces (leão, bode, cabrito, urso, fantasma, touro, pantera etc.) e nomes (Dioniso, Zagreu, Baco, Baqueu, Lakco, Sabázio, Brômio etc.) não o definem como um deus uno."

"Suas representações em estátuas percorrem desde a imagem do menino de colo, passam pelo homem robusto até o sujeito afeminado de cabelos encaracolados. As metamorfoses de Dioniso servem de metáfora para o design gráfico que nega solidificar-se e não é retido por correntes ou amarras, que sempre renasce diferente."

Flávio Vinicius Cauduro
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade dos Meios de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS-PUC/RS).



04 / 04 post: ::view 01 02 03








0713 conv: Jefferson Cortinove

No comments: