Thursday 30 August 2007

Design gráfico cambiante: a instabilidade como regra.



Meus caros, hoje iremos conferir o segundo post da série de quatro grandes outros. Pois é, continuaremos na prazerosa compreensão do design gráfico pós-moderno. Até a próxima, boa leitura!

“Esse design que percorre desde o De Stijl até o Retro, por exemplo, proponho denominar como design gráfico cambiante. O adjetivo cambiante tem origem no termo cambiare, do latim tardio.”

“E o radical camb é de origem celta e significa arqueado, curvo, alternado, trocado. A evolução do radical celta para a palavra latina, e do latim para o português, gerou o verbo cambiar, que se refere a trocar, transformar, alterar (Cunha, 1986, p. 143). Cambiante é então aqui lo que varia, que troca, que não é fixo, que barganha, que se transforma.”

“A palavra cambiante é recente na língua portuguesa, foi acrescentada ao nosso vocabulário em 1813 como registra Cunha (1986). O design gráfico cambiante pode ser compreendido também como um design mutante ou flexível. Ambos adjetivos se enquadram na proposta aqui apresentada.”

“Essa categoria de design também é uma manifestação da Pós-Modernidade. Não está arraigado a algum Pós-Modernismo, tampouco, a Modernismos. Usufrui dos seus estilos e das suas técnicas, sem se identificar por longo tempo com cada um.”

“O design gráfico, historicamente, começa a privilegiar a repetição à medida em que algumas práticas são adotadas na área. Tomemos como exemplo as capas das revistas Jugend, Ver Sacrum, Harpers Bazar, Vogue e Life. Elas não apresentam uma fixidez de padrão visual. Cada edição é uma nova combinação de imagens, tipos e cores. Esse modo de trabalho é “normal” até os anos 1940. A partir de então, a padronização e a repetição de elementos começa a se tornar a nova prática “normal”.”


Flávio Vinicius Cauduro
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade dos Meios de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS-PUC/RS).



...continua na próxima quinta.



02 / 04 post: ::view 01






0713 / conv: Jefferson Cortinove



No comments: