Wednesday 29 August 2007

Projetos acadêmicos agora tem espaço no metaverso.



Second Life abre espaço para projeto acadêmico. Cidade do Conhecimento 2.0 estréia no metaverso com a proposta de criar novos modelos de negócios para a internet.

Depois do desfile das marcas, chega a vez da universidade. O projeto Cidade do Conhecimento, da Universidade de São Paulo, estreou nesta terça-feira, 28, no Second Life - universo virtual que simula os ambientes e atividades do mundo real. Batizado de Cidade do Conhecimento 2.0, o novo projeto é uma área de domínio público, sem fins lucrativos, cuja proposta é viabilizar idéias, promover cursos e debates, além de possibilitar a capacitação de pessoas e a incubação de novos negócios.

Um grupo de seis entidades de ensino superior - PUC, Cásper Líbero, Mackenzie, Universidade de Brasília e Universidade Federal de Minas Gerais, além da própria USP - apóia a iniciativa. A Cidade do Conhecimento 2.0 ocupa um espaço cedido gratuitamente na ilha que pertence ao iG e à Kaizen Games (responsáveis pelo Second Life Brasil) e recebeu como doação, da University of Southern California, um auditório.

O espaço virtual foi usado para a transmissão do ciclo de palestras 'Da Web 2.0 ao Capitalismo 3.0', realizado na USP para marcar o lançamento do novo espaço. "A web 2.0 é o novo jogo, no qual o consumidor dita as regras. A questão é saber quem, nas empresas, vai administrar o contato com esse consumidor, quem vai interagir com ele em tempo real", afirma Roberto Meir, da revista B2B Magazine.

Durante o evento, a responsável pela área de conteúdo do Second Life Brasil, Margot Pavan, adiantou que a Linden Lab, empresa criadora do metaverso, vai abrir a hospedagem do site, permitindo que ilhas fiquem hospedadas em servidores de outras empresas que não apenas os computadores centrais da própria Linden. Com isso, problemas como a limitação do número de pessoas que podem frequentar um determinado espaço ao mesmo tempo devem ser resolvidos.

No comments: