RFID, web 2.0, EDI e web services são as tecnologias que estão por trás do sistema de cobrança eletrônica dos pedágios e estacionamentos do Sem Parar.
Um carro com a etiqueta de identificação por radiofreqüência (RFID) instalada no vidro chega à cabine de pedágio e, depois de uma rápida troca de informações entre a tag e o banco de dados, a cancela eletrônica levanta automaticamente, liberando a passagem.
Algumas horas depois, o mesmo veículo entra em um shopping center e, ao sair do estacionamento, usa a mesma tag para abrir a cancela. No fim do mês, o dono do carro recebe um extrato com informações de onde e quando a etiqueta com a marca Sem Parar/Via Fácil foi utilizada e o total da fatura a ser paga no banco.
Por trás da abertura das cancelas de pedágios e estacionamentos está uma complexa estrutura de troca eletrônica de informações entre diferentes empresas e instituições financeiras.
O grupo STP (Serviços e Tecnologia de Pagamentos) opera o sistema de cobrança eletrônica Sem Parar/ Via Fácil, atualmente disponível em 22 rodovias de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, e nos estacionamentos do aeroporto de Congonhas e de 11 shopping centers em São Paulo. Atualmente, são 410 mil os clientes e 750 mil os veículos com a etiqueta de RFID.
"O diferencial do nosso negócio está na integração, que permite ao cliente usar a mesma tag em locais diferentes e pagar uma fatura só", afirma Pedro Donda, presidente da STP.
(Leia+)
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