Thursday 6 September 2007

Design gráfico cambiante: a instabilidade como regra.



Continuando o nosso estudo na compreensão do Design Gráfico Pós-Moderno, iremos conferir hoje o 3º post sobre o tema. Na semana que vem, além de encerrarmos, tenho a certeza que já teremos absorvido um conteúdo muito rico em especial na diferenciação do design ‘comum’ x o pós-moderno. Boa leitura!

"O design espelha o contexto social no qual está inserido. Resultado da combinação entre técnicas artísticas, tecnologias de produção/reprodução e objetivos mercadológicos, o design gráfico é tão inovador ou retrógrado quanto a sociedade que representa."

"Quando a Modernidade estagnou, boa parte do design tornou-se fordista e cientificizado. Essa prática tornou-se corrente, motivada por uma economia de tempo de produção e de estímulos."

"A adoção da unidade visual em design gráfico marca a entrada do alto Modernismo. A estética cambiante que o design gráfico nos oferece atualmente pode não ser uma prática ou estratégia hegemônica."

"Não foi adotada por um grande número de designers ou empresas e tampouco sabemos se um dia isso acontecerá. O fenômeno é visível e vem crescendo como possibilidade no design gráfico atual."

Flávio Vinicius Cauduro
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade dos Meios de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS-PUC/RS).



...continua na próxima quinta.




03 / 04 post: ::view 01 02






0713 conv: Jefferson Cortinove

No comments: