Friday 14 September 2007

Uma máquina de comunicação.



O Brasil vem já desde alguns anos se destacando com os seus grandes profissionais de mídia interativa. Não é novidade, que umas das grandes agências em destaque é a talentosa AgênciaClick. Dentre as principais categorias de premiações internacionais e nacionais, entre elas Cannes, London International Awards, One Show Interactive, entre outros. A AgênciaClick já soma mais de 50 (cinqüenta) prêmios.

Talentosos criativos já passaram por lá. E claro, muita gente tem interesse de fazer parte deste time de ‘feras’. Entre eles, um grande brasileiro em especial. Não irei falar hoje do também mestre Pedro Cabral (CEO – Presidente), mas sim, de um dos seus grandes parceiros e articulador Abel Reis. Com uma trajetória profissional extremamente rica, Abel já fez um pouco de tudo a frente dos projetos da Click. Cordial, me atendeu e resumindo, é melhor conferir direto com ele, até a próxima!

“Tenho 45 anos, casado com uma baiana que conheci em São Paulo, e tenho 3 filhos. Sou carioca, nasci no subúrbio de Quintino Bocaiúva, zona norte do Rio, terra de Zico. Vivi até os 32 anos no Rio onde realizei estudos em Filosofia na UFRJ e Informática na PUC-RJ. Posteriormente completei Mestrado em Engenharia de Computação pela COPPE-UFRJ um dos mais prestigiados centros de pesquisa e pós-graduação do Brasil e da América Latina. Nessa época comecei a dar aulas no Departamento de Informática da PUC-RJ, o que fiz de 1988 a 1993.”

“Paralelamente à minha formação acadêmica acabei por me envolver profissionalmente com a área de informática – fui analista de sistemas numa empresa de Engenharia, a NATRON, posteriormente atuei como analista de suporte do Laboratório de Computação Gráfica da UFRJ. Fui em 1989 ajudar na estruturação de um centro de pesquisas em informática aplicada a Educação no SENAC Nacional. De lá quase sai do Brasil para fazer o Doutorado na Alemanha.”

“Desisti na última hora e fui me aventurar no mercado brasileiro de multimídia, isso em 1991. Desnecessário dizer que esse mercado não existia. Era apenas uma tênue promessa – mas eu acreditava nisso. Acreditava firmemente que o computador deixaria de ser uma maquina de processamento de dados e passaria a ser uma maquina de comunicação. Entre 1991 e 1993 atuei numa empresa no Rio pela qual desenvolvi projetos bem interessantes e pioneiros no Brasil – dentre eles o primeiro CD-ROM comercial brasileiro, o Almanaque Abril 94."

“Em 1994, me mudei para São Paulo a convite de Pedro Cabral para me associar à Midialog empresa liderada por ele, e para a qual eu já tinha prestado serviços de consultoria em Multimídia em 1992. O convite foi prontamente aceito e vim para Sampa com mais 3 colegas de trabalho do Rio. Viemos atuar na Midialog para torná-la líder no mercado brasileiro de multimídia – o que ocorreu de fato. Na Midialog desenvolvemos vários projetos importantes: todos os CD-ROMs da Playboy Brasil, da Revista Exame, os Almanaque Abril 95 e 96, e vários projetos para empresas.”

“Em 1999 a multimídia em CD-ROM estava chegando ao fim. Então, a partir de um investimento externo que recebemos decidimos Pedro, eu e Ana Maria (atual VP de Atendimento da AgênciaClick) fundar a AgênciaClick. Nosso sonho era fazer dessa nova empresa a líder no mercado brasileiro de comunicação digital – o que de fato ocorreu.”

“Hoje a AgênciaClick pertence ao grupo Aegis – o 5º maior grupo de comunicação do mundo – e tem a missão de tornar-se uma empresa atuante em nível de América Latina.”

“Meu papel na empresa ao longo desses anos foi mudando – já fiz de tudo, de programação à Direção de Arte. De vender projetos ao gerenciamento direto desses projetos. Hoje atuo mais na coordenação das atividades de modo a fazer nossa empresa ser cada vez melhor, mais criativa, mais inovadora, mais eficiente. Depois desses anos todos, “mergulhado” na vida real do mercado, estou me reaproximando da Universidade. Sinto saudades da época em dava aulas na PUC-RJ. Estou cursando o Doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC de São Paulo. Quem sabe um dia desses volto a dar aulas...”





Abel Reis:: VP – Diretor de Tecnologia e Projetos
Trabalhando atualmente no Brasil na AgênciaClick.






0713

No comments: