Saturday, 8 September 2007
O poder e a força das comunidades.
Os seres humanos possuem instinto gregário, dependem de suas interações humanas para sobreviver em sociedade. O conceito da web 2.0, com suas ferramentas agregadoras, veio para tornar mais potente esta manifestação biológica.
Desde os primórdios, a internet é um meio facilitador desse processo. Ela viabiliza rapidamente o contato e a busca por semelhantes. Hoje temos mais de 170 milhões de pessoas no mundo envolvidas de alguma forma em comunidades virtuais, utilizando ferramentas web 2.0. Quando o assunto é rede social, o Brasil lidera o ranking, seguido por México e China.
Quando essas pessoas se unem para discutir sobre um tema de seu interesse, a força que emerge deste processo é enorme, visto que elas têm paixão pelo assunto e irão inserir novos conteúdos para provar e incrementar suas teses.
É um processo biológico e digital funcionando 24 horas por dia. É simplesmente a opinião passando totalmente para as mãos dos usuários sem que haja um poder central e influência de quem quer que seja.
Como ficam as empresas e seu marketing neste cenário de descentralização gerado pelas comunidades? Não devem tentar vencê-las, devem se juntar a elas!
O poder viral das comunidades pode chegar a dez, cem ou mil vezes à frente do mesmo processo feito de forma isolada (one to one). Valéria Jureidini (O Globo)
0713
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment