Friday 28 September 2007

Projetando interfaces.



Comprovadamente a relação Interação Humano-Computador, ou como podemos classificar (IHC) se fortaleceu a partir do primeiro simpósio realizado 1998 (IHC98). A partir daí, questões como usabilidade nunca mais passaram em branco.

Não seria diferente com a busca de profissionais capacitados para tamanha importância de conhecimento. Hoje, temos o prazer de conferir a trajetória de uma profissional que vem contribuindo e muito para a web brasileira com os seus trabalhos. Digo, esta brasileira vem se destacando dia-a-dia. Falo da talentosa e experiente Marcia Maia, designer sênior da globo.com. Muito gentil, concordou em nos propiciar um prazeroso relato sobre a sua carreira, tenha uma boa leitura, até próxima.

“Minha trajetória profissional é a seguinte: Trabalho com design de interface e usabilidade desde 1997, quando o termo “usabilidade” ainda não estava em evidência, mas já havia uma preocupação com experiência do usuário na web”.

"O interesse pelo universo da internet e a relação homem x computador teve início com uma bolsa de iniciação científica (CNPq), com o projeto de Design Computacional: Análise e Desenvolvimento em Hipermídia (junho de 1997 / junho de 1998) que fiz durante a graduação".

“Desde então trabalho com internet e procurei me aperfeiçoar nessa área do design. Ao fim do projeto de pesquisa trabalhei em algumas empresas de tecnologia em Recife (Wiser e Grupo Radix), onde trabalhei com design gráfico, design de interface e avaliações de usabilidade para sistemas, sites e celular”.

“Na Globo.com (Rio de Janeiro), onde trabalho desde 2001, o foco do trabalho sempre foi em usabilidade e experiência do usuário para todos os produtos do portal. De 2001 a 2005, trabalhei projetando interfaces, definindo a mecânica de funcionamento de sites e softwares (como o discador), de modo a atender as necessidades dos usuários e os interesses da empresa, fiz também alguns testes de usabilidade”.

”Desde o início de 2006 sou responsável pelos testes de usabilidade e pesquisas com usuários na Globo.com. Ao longo deste último ano, fiz principalmente testes de usabilidade, mas também trabalhei com card sorting e focus group. As principais atividades do meu trabalho são: elaborar os testes e pesquisas, analisar os resultados e trabalhar para a melhoria dos produtos com base nas necessidades dos usuários”.

"Para isso, defino o perfil para o recrutamento, elaboro o roteiro das pesquisas, faço as entrevistas, aplico os testes, analiso os resultados, gero relatórios de resultados com recomendações, apresento as conclusões. Trabalho para que as melhorias nos sites sejam baseadas nas necessidades dos usuários".

“Além disso, escrevo para a Webdesign sobre usabilidade e estou cursando uma pós-graduação em Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador na Puc-Rio”.






Marcia Maia:: Designer Sênior
Atualmente trabalhando no Brasil na Globo.com.









0713

No comments: