Sunday 2 September 2007

Google suspende publicidade no Orkut.



Portal cancela teste com links patrocinados em comunidades no site após denúncia de que eles estariam aparecendo em páginas com conteúdo impróprio.

O Google Brasil resolveu suspender a veiculação de publicidade em páginas do site de relacionamento Orkut, após denúncia da organização não governamental SaferNet de que anúncios do tipo link patrocinado estariam sendo exibidos em páginas com conteúdos impróprios e até criminosos.

A SaferNet entrou com representação no Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) pedindo que a entidade se manifestasse sobre o assunto. O Conar, por sua vez, enviou ao Google uma recomendação para que a empresa verifique se está realmente preservando a imagem dos anunciantes.

De acordo com o diretor de comunicação do Google no Brasil, Carlos Felix Ximenes, a inserção de links patrocinados em páginas do Orkut é um projeto em fase de teste e foi adotado em apenas 1% da base de comunidades.

A programação é automática (feita por meio de palavras-chave que localizam conteúdos de interesse do anunciante), o que acabou acarretando a exibição, por exemplo, de anúncios de pet shops em páginas que fazem apologia da crueldade para com animais.

"O teste foi suspenso e vamos refinar a ferramenta antes de voltar a testá-la", garante Ximenes, ao esclarecer que os links patrocinados continuam sendo veiculados normalmente nos demais serviços do Google, como o Gmail e o YouTube.
Eliane Pereira (Meio&Mensagem)





0713

No comments: