Wednesday 7 November 2007

Google entra de vez no mercado de celulares.



Google anuncia aliança no mercado de celulares. Mais de 30 empresas juntaram-se ao Google para criar programas e aplicativos para celulares, a partir de um código aberto.

O Google anunciou, nesta segunda-feira (5/11) uma ambiciosa aliança com 33 empresas para desenvolver um sistema operacional de baixo custo para telefones celulares. O sistema, batizado de Android, será baseado em código aberto, isto é, a partir da plataforma oferecida pelo Google, os programadores poderão criar suas próprias aplicações sem nenhuma restrição.

A plataforma vai incluir diversos níveis de software, como o sistema operacional, uma interface para os usuários e aplicativos para celulares. Entre os peso-pesados que aderiram ao projeto, estão Motorola, Samsung, Sprint Nextel, Telecom Italia, Telefónica, Intel e Qualcomm.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a divulgação de hoje põe fim a uma série de especulações que circularam pelo mercado nos últimos meses. Todas apontavam para a possibilidade de o Google anunciar sua própria versão de aparelho celular, que chegou a ser informalmente chamado de Google Phone ou Gphone. "Este anúncio é mais ambicioso do que qualquer Google Phone especulado pela imprensa", afirmou o executivo-chefe da companhia, Eric Schmidt, ao britânico Financial Times.

Os primeiros aparelhos com a nova tecnologia de software, porém, só devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2008. O acordo desta segunda também é considerado uma resposta do Google à aliança da Microsoft com a Nokia, cujo objetivo é criar um sistema semelhante, conhecido como Symbian.
(Portal Exame) Leia +








0713

No comments: