Saturday 10 November 2007

Cientistas malucos do mundo pop.



Devo, os cientistas malucos do mundo pop. Pioneiros da new wave dos anos 1980 retornam com gás total esta noite.

Um elenco dos mais interessantes do universo do pop rock invade São Paulo no Planeta Terra Festival 2007, esta tarde. São 10 horas de música e 15 atrações em três palcos, num lugar novo para shows na cidade, com 145 mil metros quadrados de área, no espaço Villa Galpões do Morumbi.

Entre os grupos mais aguardados, está o americano Devo, pioneiro no desenvolvimento da música associada à imagem e que materializou, nos anos 80, a idéia de um punk e uma new wave feitos por cientistas malucos. À frente desse conceito está o músico, performer e cineasta Mark Mothersbaugh, que falou ao Estado há alguns dias.

''''O artista moderno tem de ter a habilidade de se movimentar no espaço, combinar idéias, romper as barreiras físicas e buscar a plasticidade'''', disse Mothersbaugh, que é um grande fã de Oscar Niemeyer. ''''Nós fomos muito influenciados por artistas visuais, como Andy Warhol, e a idéia de uma banda-conceito foi o que nos moveu no início. Acho que é por causa disso que a nossa música ainda é relevante hoje. Outro dia assisti a uma apresentação dos Sex Pistols e foi desagradável. Não faz sentido, é kitsch. Aqueles sujeitos, totalmente estabelecidos, falando em anarquia, autodestruição, coisas desse tipo.''''

Grandes responsáveis pelo desenvolvimento do videoclipe no início dos anos 80, pelo cuidado que sempre tiveram com a parte visual de seus shows, o Devo vê com bons olhos a chegada de uma nova ordem internética - MySpace, Youtube. ''''A internet está mudando a arte planetária e a nossa cultura. Qualquer coisa que intensifique a relação entre o artista e sua platéia é bem-vinda. A internet permite partilhar a informação, abrir possibilidades. Antes, a estrutura social fazia os artistas muito especializados. É como comer sempre a mesma fast-food.''''

A grande novidade do festival é a cantora inglesa Lily Allen, de 22 anos. Ela ''''estourou'''' em todo o mundo a partir de uma página no MySpace, e hoje é uma das mais badaladas novas cantoras britânicas. Só tem um disco, lançado no ano passado, o álbum Alright, Still, e que pôs quase todas as suas 13 canções para tocar nos rádios do mundo inteiro, como Smile e LDN.
Jotabê Medeiros(Estado) Leia +







0713

No comments: