Monday 12 November 2007

Os críticos que nos entenda.



Todos já sabem do meu apreço pelo Caderno Cultural do Estado. Sim, já deixei claro isto algumas outras vezes. Gosto de ler os colunistas entre eles o meu preferido e ilustre João Ubaldo Ribeiro. Não deixo de ler as críticas do Ubaldo, e isso, já caiu na minha prazerosa rotina. Quem também acompanha, já deve ter lido um pouco do jornalista Daniel Piza, outro mortal que escreve também coisas interessantes.

Porém, neste domingo Daniel fez uma crítica aos críticos segundo ele. Ele dizia, “Como se via nos botequins e hoje se vê nos blogs, a troca de idéias logo vira acúmulo de adjetivos e opinião emana sem argumentos, emotivamente polarizada.” Daniel se referia as críticas políticas ou o que ele sugere como ‘acúmulo’ nos blogs.

Ora Daniel, há de se concordar que existem sim muitos blogs ruins, e muita gente falando coisa sem ao menos fazer uma prévia análise ou no mínimo um levantamento de dados para se dar base para as afirmações aqui e acolá. Agora, os blogs meu caro, tornaram sim uma espécie de oportunidade e canal democrático. Em outras palavras, as blogsferas deram vida às informações antes só encontradas nos meios de comunicação tradicionais.

Já sobre as críticas ao governo, não tem dado para silenciar. Todo dia tem praticamente um escândalo novo e parece até que o noticiário não muda. Tirando os crimes da violência social que aumenta a cada dia, safadeza na politicalha virou moda já faz um bom tempo.

Talvez isto explica, este “acúmulo de adjetivos e opinião”. O Daniel por exemplo, mantém seu blog, na maioria das vezes com assuntos sobre futebol e outros, mas, também aproveita as vezes para se falar de política.

Veja, é natural as pessoas comentarem de assuntos como política, por exemplo. Este tipo de assunto às incomoda e suas blogsferas talvez sejam seu único meio de ‘grito’ ou levante de reflexão. Não descartando o cuidado e o amadurecimento nos comentários e pré-análises sobre os posts. Agora, eu não concordo ser correto sair escrevendo na coluna, que blogs viraram acúmulos disto ou daquilo. Já foi se o tempo, que blogs eram diários pessoais e coisas do tipo.

Hoje por exemplo, é dia de análise política nesta blogsfera, os leitores que a visitam na segunda, já sabem que irão ler uma crítica política. Em geral, todas elas são acompanhadas de dados sobre isto ou aquilo. Sendo mais claro, arrombos e falcatruas na máquina pública. E veja você, sobra assunto neste aspecto, será fruto do acaso? Ou melhor dizendo, cotidiano da política brasileira.

Tomara que um dia, não tenhamos que relatar tanta ‘palhaçada’ na política e talvez haja mais blogs falando sobre outros assuntos...








0713

No comments: