Friday, 16 November 2007

Quebra de paradigma com a chegada da convergência.



Existe sempre um especialista para prever isto ou aquilo. Com todo o respeito a eles, afinal, os ‘caras’ estudam muito para defenderem suas teses. Por isso são especialistas, mas, são mortais e também erram.

Sim, também, e tenha certeza isto não é difícil, ainda mais se tratarmos do mundo digital. Coisas acontecem e irão acontecer, acredito, em uma velocidade muito maior do que os anos anteriores de agora pra frente. Será de fato uma ‘Matrix’, (rs), calma! Vamos chegar lá.

Se olharmos para fatos passados, poderemos identificar diversas teses que não se concretizaram ou ainda, que nem passaram perto de acontecer. A exemplo, vou me referir a um clássico. Lembra-se do ‘Bug do Milênio’, previa com a chegada do ano 2000, que nossas ‘célebres’ máquinas entrariam em uma espécie de ‘Overclock’, e como uma ‘síndrome’, ficariam todas desmemoriadas. Pois é, os especialistas erraram.

Um dos fatos recentes, vejamos. Desde o desenvolvimento dos computadores residenciais, os especialistas sempre acreditaram que a tal da Convergência Digital, seria atribuída e concedida pelos tais computadores. Certo? Errado, e bem errado. A convergência está vindo e sendo antecipada mundialmente por causa dos celulares. Sim, a tecnologia mobile está sendo a grande responsável por tamanha corrida até a convergência.

Apenas para se ter uma idéia, e não me levem a mal, mas a Click para variar já sabe muito bem disto. A exemplo, seu atual case, o Fiat Punto, que antes do lançamento e se não me engano das outras mídias, a agência lançou de primeira mão um site para os celulares. Tamanha a importância da mobilidade dos meios.

Ora, há uma década atrás, me lembro a alegria de um amigo ao me mostrar um aparelhinho pequeno e até ‘bonitinho’. Que ironia, era o chamado BIP, sim, aquilo parecia ser um avanço tremendo. Hoje, caiu no esquecimento e os adolescentes atuais, já nem sabem que existiu o tal aparelho. Que coisa não.

Com as recentes mudanças no cenário, a comunicação mais do que nunca vem sendo influenciada pelos novos meios. E, os profissionais de comunicação que se atentem. Adequar suas estratégias e campanhas às novas plataformas de comunicabilidade tem sido a expertise dos últimos tempos.

Por fim, tenha a certeza. Felizes são as agências que mantém seus célebres nos estudos e compreendimento do cenário, em outras palavras, os que observam e antecipam os fatos...







0713

No comments: