Thursday 22 November 2007

O experimentalismo e a desconstrução tipográfica.



Dando seqüência ao nosso estudo, hoje continuaremos com mais um pouco das narrativas do designer Vicente Gil, e também os relatos de Flávio Vinicius Cauduro, abordando o tema “Experimentalismo e a descontrução tipográfica”. Este é o nosso 02 post, da série de 08 no total. Boa leitura, até a próxima.

“Ao contrário do que possa parecer, as experiências apresentadas aqui são resultado de muita pesquisa, pesquisas práticas, mas assim mesmo pesquisa. Porque, na verdade, a grande transformação tecnológica foi a de facilitar um número infinito de experimentos, contribuindo para o desenvolvimento de novas linguagens, de novas posturas e, principalmente, o desenvolvimento de linguagens próprias e particulares de cada designer. os limites são definidos por nosso pensamento, em constante evolução. o bom trabalho em design gráfico necessita de muita pesquisa, e da nova ferramenta tecnológica, o computador, que, bem utilizado, amplia as possibilidades.”

“Paralelamente, o trabalho envolveu basicamente a utilização de tipos clássicos, considerados os melhores, em seu redesenho digital.”

“A luta pela manutenção dos livros como forma de comunicação em um mundo conturbado pela presença de diferentes e novas mídias, que se justifica em termos de que eles deverão ser repensados, deverão deixar fluir a emoção contida nas mensagens e conseqüentemente tornar-se mais envolventes para que não morram.”

Vicente Gil
Designer Gráfico Brasileiro / Revolução dos Tipos / Tipografia Clássica

“Possibilidades adicionais [de contraste, que era o princípio mais importante de sua nova tipografia] residem... no uso ocasional de letras desenhadas à mão-livre.’ (Tschichold1935/1967: 54). ‘Os signos e letras da sala de composição não são os únicos meios à disposição da nova tipografia... Assim como na fotografia normal, existem variações que podem ter seu lugar na nova tipografia; por exemplo, fotogramas..., fotografia em negativo, dupla exposição e outras combinações... Uma ou todas essas podem ser usadas a serviço da expressão gráfica....Embora a fotografia seja o meio mais importante de expressão pictórica na nova tipografia, isso não exclui o uso de desenhos lineares livres ou diagramáticos.” (Tschichold 1935/1967: 84-86)

Flávio Vinicius Cauduro
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade dos Meios de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS-PUC/RS).





02 / 08 post view:: 01






...continua na próxima quinta.








0713 conv. Jefferson Cortinove

No comments: