Friday 29 February 2008

O crescimento da blogosfera brasileira tem chamado atenção.



O levante da blogosfera brasileira vem recebendo notoriedade não apenas no País como também fora dele. Grandes blogueiros estão conseguindo feitos ‘imensuráveis’ se compararmos a evolução dos blogs mundialmente.

Claro, não me questione na seguinte indagação: E a polêmica brasileira sobre os blogs e sua importância? Se observarmos por este ponto de vista, o Brasil ainda ‘peca’ com alguns preconceitos sobre a blogosfera. E nem estou falando necessariamente da esdrúxula polêmica entre Jornalistas x Blogueiros.

A questão aqui não é essa, mas, a popularização da nossa blogosfera. Ora, Edney Souza (www.interney.net) pode sim ser chamado de ‘visionário do mundo dos blogs’. Ele não apenas viu, como está vendo, o quanto ainda esta ferramenta poderá amadurecer e crescer paulatinamente.

Na minha sincera opinião, tudo ainda é uma questão de tempo. E se tratando de internet, não acredito que exista uma fórmula ‘mágica’ para precisarmos quanto tempo. Porém, podemos antecipar alguns fatos, se entendermos bem o passado.

A grande ‘bolha da internet em 2000’, um bom exemplo, se voltarmos no tempo, a primeira bolha especulativa foi a das Tulipas Holandesas em 1570. E o seu processo, logicamente não irei me aprofundar, mas antecedeu a ‘bolha da internet’ séculos depois.

Veja você, podemos dizer que os blogs passarão por uma ‘bolha especulativa’ em 2007? Ou ainda, este processo irá estourar em pouco tempo?

O fato é que a maneira de como lidarmos com a informação está em contínuo processo de transformação, como a forma de relacionamento também mudou. O fenômeno da blogosfera, que já nem é tão fenômeno assim, devido a sua grande popularização, nos deixa claro uma coisa: A relação com os meios mudou e muito.

O sucesso dos blogs brasileiros está a meu ver, antecedendo uma afirmativa muito peculiar. Enquanto alguns ‘gringos business’ se auto-vangloriam em experts da ‘Cibercultura’, o Brasil vem liderando o tempo de acesso a rede e a grande predominância de consultas aos blogs.

Não quero subestimá-los, vou além, este momento é tempo de pesquisas a campo e de procurarmos entendermos todo o processo que veio antecedendo esta mudança ‘linkando’ com o presente.

Já que o futuro é uma grande incógnita.






0713

No comments: