Wednesday 6 February 2008

A febre digital dos Microblogs.



Ninguém sabe dizer para que eles servem ou se darão dinheiro um dia, mas serviços online como o Twitter são a nova febre da internet - Exame

Os blogs são a representação máxima da democratização de expressão na internet. Qualquer pessoa, munida de um computador, pode ter o seu. No início eles eram meros diários, registrando o dia-a-dia de seu autor. Mas de alguns anos para cá os blogs tornaram-se uma ferramenta de comunicação poderosa, capaz de atrair grandes audiências e influenciar o que é publicado na mídia tradicional.

Também entraram para a rotina das empresas, que hoje têm nos blogs um canal de comunicação com voz humana para conversar com seus clientes, funcionários e fornecedores. Hoje existem mais de 70 milhões de blogs em atividade, e mais 120 000 são criados a cada dia.

Em mensagens curtas, de até 140 caracteres, os microblogueiros tentam essencialmente responder à seguinte pergunta: O que você está fazendo? As postagens podem ser enviadas e lidas pela web, por programas de mensagens instantâneas (MSN Messenger) ou pelo telefone celular, e em geral são triviais. Versam sobre o cardápio do almoço ou sobre a demora na sala de embarque do aeroporto.

A principal ferramenta do gênero é o Twitter, criado na Califórnia por um grupo de amigos interessados em compartilhar suas rotinas -- um deles, Evan Williams, foi o criador do Blogger, maior serviço de publicação de blogs do mundo, hoje parte do Google. Os microblogs têm uma característica em comum com as redes sociais, como Orkut e Facebook.

No Twitter, cada usuário tem uma rede de amigos, que recebem automaticamente as postagens de seus contatos. Hoje, quase dois anos depois de lançado, o serviço já conta com quase meio milhão de adeptos -- e o número não pára de crescer. Um levantamento recente da empresa de pesquisas Forrester Research indicou que 6% dos internautas americanos adultos acessam o Twitter. "A chave dessa tecnologia é conectar a tela do computador a outra tela, a do celular", diz Peter Kim, analista da Forrester e ele próprio um microblogueiro.

Todos os serviços são gratuitos e não mostram publicidade em suas páginas. Mas certamente a idéia é alcançar o mesmo poder de fogo do Blogger. O sistema foi um dos primeiros a simplificar a publicação de blogs, ganhou uma audiência enorme e, em 2003, foi vendido para o Google. Camila Fusco(Exame) Leia+






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