Thursday 28 February 2008

Brasil entre os 10 países mais premiados por melhor design.



Brasileiros acumulam prestígio internacional com os ótimos projetos apresentados nos principais concursos de Design no mundo. Entre eles, um dos mais conhecidos, o IF Product Design Award (International Fórum Design) em Hannover, Alemanha.

Sobre o “Oscar” do design mundial, dos 98 projetos brasileiros finalistas o País teve a felicidade de 18 deles receberem a premiação. Sendo vencedores os produtos das categorias: Iluminação; Mobiliário/Casa; Utensílios Domésticos; Estilo de Vida/Lazer; Medicina/Cuidados com a saúde; Design Público/Interiores; Transporte; e Embalagens.

Não é de hoje que os brasileiros se destacam com o seu design intuitivo e original. Diversas premiações são ofuscadas pelo brilho dos designers ‘brazucas’, que por sua vez, muitos acabam ‘pegando o bonde’ e indo embora de vez do País.

Será o nosso mal? Como sempre ‘nossos’ talentos são exportados para lugares que os valorizam melhor. Isso é bom ou ruim para nós? Ora, não quero entrar no mérito da questão, pois, é bom vermos o sucesso dos vários profissionais em diferentes áreas sendo reverenciados internacionalmente.

Porém, eu sempre me pergunto, até quando seremos na maioria das vezes, celeiros e exportadores de talentos? Em conversa com um amigo que atualmente trabalha na Inglaterra, ele me deixou claro algo bastante peculiar. “Muito do que podemos ser ou fazer, jamais será bem avaliado no nosso País”. Bom, sem querer me aprofundar, mas senti neste desabafo, que se as coisas fossem melhores aqui, muitos optariam por ficar na terra natal mesmo.

E você? Onde deve ficar o seu talento?







0713

1 comment:

Yellah Patterns and Gifts said...

Acho que a sua insatisfação é a mesma minha. Acho que é questão de cultura, que cabe a nós designers, publicitários, jornalistas, músicos e mais incentivar as pessoas a valorizar o trabalho brazuca e não apenas reclamar que não somos valorizados. Sou designer de moda, na área da moda, acho interessante o Brasil, pois esta em fase de desenvolvimento, é um desafio particiar disso, mas a recompensa pode vir em você ser pioneiro em alguma coisa, pois aqui, tudo é novo. Os outros países já contam com uma estética definida, tudo esta pronto,não tem graça. O Brasil é uma diversidade de formas, cores e estilos que me encanta. Quero que meu trabalho seja reconhecido aqui e não olho isso como uma utopia. Eu e mais três colegas de faculdade idealizamos um projeto que falasse de moda, música e fotografia sempre valorizando a cultura brasileira. A primeira edição do evento aconteceu no dia 20 de outubro, comemorando os 50 anos da Bossa Nova. As fotos encontram-se no blog do evento, www.identidadebrazuca.blogspot.com

Excelente blog!
Parabéns!