Tuesday 12 February 2008

Grandes palestras enriquecem o evento.



Sem dúvida, as palestras enriquecem e muito todo o evento do Campus Party Brasil. Muita coisa ainda irá rolar por estes dias. É uma pena que diversas delas acontecem no mesmo momento e infelizmente, pela lei da física não é possível acompanhar todas elas.

Agora a pouco, o advogado Ronaldo Lemos (http://www.culturalivre.org.br/) apresentou o que eu chamo de ‘cartilha do blogueiro’. Pois, além de responder diversas dúvidas comuns entre os blogueiros, ele deixou muito claro diversas preocupações.

Falou muito sobre o “Direito da cópia privada”, “a web colaborativa – web 2.0”, o impasse jurídico ocorrido alguns meses atrás com a Google no Brasil devido a ofensas no site de relacionamentos Orkut e tocou também em um dos pontos mais importantes da palestra. O uso das licenças autorais “Creative Commons”, uma das questões mais aprofundadas.

Com a disseminação dos conteúdos enviados pelos usuários na ‘nova fase da internet’, a polêmica do uso e comercialização dos conteúdos ainda parece estar longe de ter um final feliz, pelo menos no Brasil. Onde segundo Ronaldo, a nossa constituição “deixa claro o que é errado, mas não aponta em nenhum momento o que de fato é certo”. Causando uma tremenda falta de informação tanto por parte dos usuários como também pelos órgãos competentes para julgar as ações jurídicas.





0713

No comments: