Sunday 17 February 2008

Os últimos instantes do Campus Party Brasil, evento já causa ansiedade para o próximo ano.



Contrariando vários meios da mídia que subestimaram o Campus Party Brasil, deixando para cobrir o evento após verem o sucesso gerado na rede nos últimos dias que o antecederam, vários participantes e não participantes já se manifestaram ansiosos pela espera do próximo ano - Foto: Despedida dos organizadores

O movimento já ganhou força tanto nos microblogs como em algumas comunidades do orkut. Fato é que diversos jornalistas passaram a acompanhar o evento nos dias seguintes, com exceção da TV Cultura que cobriu todo o evento com um stand próprio no local.

Como disse o próprio Marcelo Branco, organizador do evento e um dos principais responsáveis pela sua realização, “apesar de algumas falhas, conseguimos realizar algo até então inédito no País”.

Como participante, deixo claro a minha satisfação e lógico, a certeza de estar participando novamente no próximo ano. Destaque para o sistema de segurança, que coibiu até onde pude acompanhar qualquer ação ilícita nas dependências do evento. Com exceção das filas no primeiro dia, toda a organização merece os méritos pelo o ótimo trabalho desempenhado.

Dentro do Campus, várias questões foram levantadas, e de maneira democrática, vários nichos se manifestaram exigindo seus direitos. Os exemplos, o movimento que saiu em prol da liberdade na internet, os hackers que palestraram no local, a turma dos games que exigirão a liberação do jogo Counter Strike e outros diversos. Todos tiveram voz ativa, e em nenhum momento foram barrados pela organização.



foto: Marcelo Branco

O que também me chamou a atenção foi o tratamento por parte dos participantes entre si, onde todos se mantiveram muito cordiais. Gentilezas e trocas de favores eram comuns durante todos os dias. Algo que já está sendo chamando de ‘ideologia da internet’ ou ‘doutrina digital’. Termos corretos ou não, a Campus Party Brasil deixou bem claro o grande potencial que o País tem para sediar tamanho acontecimento.

Ao final, creio que no próximo ano este evento deva receber um grande apoio de várias instituições e empresas. Seja visto que este primeiro foi um grande termômetro do momento atual em que vivemos. Foi muito gratificante cobrir tudo o que rolou por aqui, acampado e conferindo momento a momento as atividades no local.

Um abraço a todos os profissionais que estiveram comigo na bancada do campus blog. Até a próxima!




0713

No comments: