Thursday 20 September 2007

Poesia visual, a civilização da escrita.



Olá, que belo dia é hoje. Iremos dar inicio a um novo estudo aqui no 5º Design. Nossa análise irá abranger o tema “Poesia Visual”, muito utilizada por diversos designers, este tipo de trabalho requer como os demais, um bom conhecimento técnico e uma sensibilidade apurada.

Em estudo, uma das peças criadas pelo designer Jefferson Cortinove no seu livro “Abre Aspas”, ainda não lançado, mas, fique tranqüilo estaremos divulgando seu lançamento. Além de acompanharmos o release da criação de Cortinove, vamos apreciar todo o detalhamento desta técnica com trechos do estudo realizado pelos professores Sérgio Capparelli, Ana Cláudia Gruszynski e o mestrando Gilberto Kmohan. Ao total teremos uma série de 04 posts, tenha uma boa leitura.

“Imagine um pêndulo que se move de um lado ao outro, um relógio marcando o tempo, um tempo que não passa. A palavra “hoje” graficamente repetindo-se varias e varias vezes na vertical compondo uma linha, ao fundo da linha uma letra “O” em tamanho e com peso maior, que é todo transferido para a área inferior da página”.
Jefferson Cortinove - Artista Plástico e Designer Gráfico

“Cada vez mais se discute se estamos na galáxia de Marconi e se deixamos para trás a galáxia de Gutenberg. Ou se entramos na civilização da imagem e deixamos a civilização da escrita. A afirmação tem origem nas mudanças que o mundo presenciou neste século, principalmente com a televisão como mídia hegemônica na passagem do século”.

“Essas mudanças foram tão rápidas que se insiste, na área acadêmica, em uma área de conhecimento específica a merecer a atenção, ou seja, a da cultura visual. Com a ascensão
da realidade virtual e da Internet no ocidente, combinado com a popularidade globalizada da televisão, videoteipe e filme, essa orientação parece continuar” (Mirzoef, 1999: 90)”.

Sérgio Capparelli
Prof. Dr. do PPGCOM da FABICO/UFRGS

Ana Cláudia Gruszynski
Prof. Mestre da FABICO/UFRGS

Gilberto Kmohan
Mestrando do PPGCOM/ UFRGS



01 / 04 post:






...continua na próxima quinta.







0713

1 comment:

Anonymous said...

mas que menino levado este...não?