Wednesday 11 July 2007

O fim dos óculos especias para 3D.



Bem, lembra daqueles óculos estranhos, que lembram 60 ou 70, alguma coisa assim. Pois é, já estão com os dias contados, tudo graças aos 'japas' que nunca param de inventar.

Eles aperfeiçoaram a visualização tridimensional para que o usuário sinta as imagens que vê na tela. A tecnologia, apresentada pela companhia nipônica NTT Comware, foi batizada de "Tangible-3D" e dispensa o uso de óculos especiais para a visualização 3D.

Um software dedicado verifica o que está sendo mostrado na tela e, em tempo real, envia comandos para uma luva, que, com sensores especiais, dá ao usuário a sensação de toque nos objetos visualizados. Quando uma mão é mostrada, por exemplo, é possível ao usuário ter a exata sensação de um aperto de mãos.

O sistema ainda não permite a operação inversa, ou seja, que o usuário manipule o objeto em tempo real. Antes de chegar a esse ponto, os engenheiros querem que o sistema possibilite a visualização e a sensação de toque a partir de vários pontos da imagem.

Na prática, a tecnologia permitirá que os usuários toquem ao mesmo tempo partes do esqueleto de um dinossauro. Ou que os alunos de uma escola de cerâmica sintam o que acontece com um vaso que está sendo construído, à medida em que o professor explica os passos necessários à sua fabricação.


Bom, isso ainda não acontecerá dentro dos próximos dias, mas, já deixo meu adeus... Como o nosso Telégrafo, primeira mídia que existiu e que chegou ao fim.




0713

1 comment:

Anonymous said...

ehhh mas ateh chegar aqui demora um pouco nehh?
mas mto loka a matéria =]

vlew