Saturday 14 July 2007

Vírus no PC virou um bom negócio...

Virus para computador faz 25 anos

O primeiro vírus de computador criado, o Elk Cloner, completa, em julho de 2007, 25 anos de idade. A praga criada pelo adolescente Rich Skrenta em 1982, com 15 anos na época, estudante de uma escola de segundo grau em Pittsburgh, Estados Unidos, mudou o mundo da informática e deu início ao que hoje é uma indústria multibilionária.

O Elk Cloner foi um vírus criado para o computador Apple II, que contaminava máquinas através da inserção de disquetes infectados e, embora tenha sido o primeiro vírus, além de se replicar não causava qualquer dano à vítima, apenas mostrava um ou dois versos de poesia.

O conceito de malware como é visto hoje começou, no entanto, apenas em 1988, com o Morris Worm, que se espalhava pela Internet, embora naquele tempo a rede fosse utilizada apenas em ambientes acadêmicos.

A indústria que procedeu a criação do Elk Cloner e do Morris Worm era inimaginável na época. Hoje, os vírus foram transformados em algo além de estudos de jovens inconseqüentes, e são utilizados por criminosos virtuais que aproveitam de brechas nos sistemas afetados para transmitir mensagens de spam e roubar informações financeiras a serem utilizadas em fraudes, conforme noticiou o site Ars Technica. Leia+




0713




No comments: