Monday 30 July 2007

Desertores, desorientados e sem tempo para despedidas.



Realmente é triste ver atletas desertando seu país em plena competição. Falo isto, a ter a confirmação pela mídia, que alguns atletas cubanos já haviam abandonado a vila pan-americana e que havia possibilidades de outros também aproveitarem para fazer o mesmo. Isto explica à saída de Cuba às pressas do Rio.

Um dia após a notícia do sumiço dos boxeadores cubanos Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara da Vila Pan-Americana, o presidente do país centro-americano, o líder Fidel Castro, confirmou a deserção dos dois atletas durante os Jogos do Rio.
Leia+

"Nos acertaram um golpe direto no queixo, promovido por norte-americanos", declarou Castro nesta segunda-feira. "É uma triste notícia sobre nossos mais destacados atletas, que não se apresentaram para a pesagem", emendou o presidente cubano.

Ora bolas, os cubanos não agüentando mais o regime de cuba, que sofre embargos políticos a mais de trinta anos, e realmente é muito difícil para o país crescer nesta situação. Mas, e o Brasil, nosso Brasil e ‘do senhor Lula’. Um país que provou mais uma vez, ter um povo valente e acolhedor. Nossos atletas com todas as suas dificuldades, entre elas, a em comum em todas as modalidades, a falta de incentivos para a prática de esportes. Mesmo assim, todos cumpriram honrosamente seu papel.

Agora, quase duas semanas após o mais grave acidente aéreo do país, pare pra pensar, foi um core-corre total das autoridades em se negar esclarecimentos e até mesmo de dar pronunciamentos a nação, principalmente em respeito com os familiares. Nosso presidente, só resolveu se manifestar dias após o fato, justamente quando retornava um dos seus maiores ‘calos’ a crise aérea.

Desamparados, acredito que este é o melhor termo para nós brasileiros. E pior, os diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sem entender bulhufas nenhum de avião, no máximo não se hesitam em dizer que aviões têm duas asas, receberam a condecoração Santos Dumont. Esta que era considerada a honra maioral para os pilotos brasileiros que ‘suaram’ e muito para receber tamanha condecoração. E que agora, todos em sua maioria, pretendem devolve-la ao governo, por acharem uma tremenda ‘kara de pau’ este ato de premiação.

Por final, Lula que foi vaiado na abertura do PanRio, foi vaiado ontem novamente, mesmo sem estar por lá. Ao ser dito seu nome pelo presidente do evento, o que se ouviu foi uma vaia geral. Mas, como o presidente já afirmou, esta manifestação é da classe média alta.

Enquanto isso, nós pobres mortais, da classe média alta, ou baixa, ou ainda estúpida, explorada, enganada e pra variar, totalmente desamparada, agora lota as rodoviárias, alguns terminais já não comportam tanta demanda. Sem falar das rodovias péssimas e causadores de milhões de acidentes ao longo de todos os anos.

'Muito obrigado senhor presidente...'






0713

No comments: