Sunday 29 July 2007

Bombardeio Virtual ou Googlebombing, conhece?



No último dia 25, quem procurou pela palavra ‘Argentina’ no gigante das buscas o Google visualizou além das informações de praxe que sempre aparecem na pesquisa, desta vez houve uma surpresa. Visto esta imagem da chamada do post, pois é, a imagem a cima também aparecia logo de ‘kara’ no resultado da busca, mas sem a faixa preta inserida no blog. Bem, você deve estar se perguntando como foi feito isso.

Vejamos, tudo indica que o país vizinho foi vítima de um bombardeio virtual conhecido como "googlebombing" - estratégia de manipulação que se aproveita da forma como o portal de buscas "lê" a internet para associar determinados resultados a uma palavra-chave qualquer.

No caso em questão, é provável que, em uma ação coordenada, vários sites tenham feito links para a foto das moças e associado o conteúdo ao termo "Argentina". Ao detectar essa abundância de links, o Google "supôs" que a imagem seria relevante o bastante para ilustrar uma busca por "Argentina".

Um dos alvos preferidos de "googlebombers" é o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Em 2000, seu rosto aparecia como resultado de buscas pelo intraduzível termo "dumb motherfucker". No ano passado, sua biografia surgia quando alguém procurava por "miserable failure" (fracasso deprimente). Leia+

Detalhe, no caso da Argentina, uma foto de um time de futebol com o uniforme da seleção derrotada na final da última Copa América, isso em si já é estranho. Mas mais estranho ainda é o fato de o time ser formado por mulheres. De costas. E com quase nada (de roupa) entre a camisa e as meias. A quem diga que este time das hermanas faz ‘bem pro coração’, resumindo, eu não estranharia a convicção de uma ação de googlebombers brasileiros nesta piadinha...




0713

No comments: