Thursday 3 January 2008

O experimentalismo e a desconstrução tipográfica.



Depois da maior série de posts sobre um determinado assunto publicado em 08 postagens, chegamos ao fim dela. Ter o conhecimento teórico das práticas de design e seu surgimento vem sempre enriquecer nossa ótica quanto aos primórdios e técnicas atuais. É indispensável, e nós como profissionais, sempre devemos ler mais e mais. Este ano promete muita coisa nova neste canal, aos interessados, em caso de sugestões de temas basta apenas deixar seu comentário ou me enviar um e-mail (view profile), um grande abraço até a próxima semana.

"Assim é que o computador pessoal gráfico é hoje uma dos recursos semióticas mais flexíveis, ecléticos e prazeirosos de utilizar que existem, estimulando e enriquecendo a auto-expressão e o diálogo, a liberação e a difusão de novas idéias."

"Finalmente, é o computador que vai propiciar o rejuvenescimento, uma vez mais, da arte tipográfica, como preconizada pelos futuristas, dadaístas e surrealistas, permitindo o retorno do jogo e do acaso, fatores anteriormente oprimidos pelos funcionalistas do design, mas que agora emergem, e são cada vez mais valorizados, graças às incríveis potencialidades das novas tecnologias digitais de criação e produção visuais."

"Para concluir, citaremos um pensamento recente de Chuck Byrne e Marta Witte muito pertinente às questões que acima abordamos: ‘O efeito último da desconstrução e dos computadores no design gráfico não se sabe. O que é aparente é que mesmo que eles [os designers] tendam a se isolar de suas origens filosóficas, muitos assim mesmo estão hoje engajados no design desconstrutivo. É pena que eles desejem se isolar das origens de uma filosofia tão entremeada com a visualidade, pois ela parece ser a inspiradora de uma mudança muito significativa no design gráfico. Eles deveriam, ao invés, seguir o exemplo dos antigos pioneiros do design do século XX: procurar entender estas fontes e confrontá-las.’ (Byrne & Witte 1994: 121)"

Flávio Vinicius Cauduro
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade dos Meios de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS-PUC/RS).





08 / 08 post view:: 01 02 03 04 05 06 07


No comments: