Thursday 20 December 2007

O experimentalismo e a desconstrução tipográfica.



A evolução das tecnologias e as influências do meio digital modificaram e muito o cenário dos designers desde a década de 80. Neste 6º post do nosso estudo, iremos compreender um pouco deste momento de descobertas e inovações. Boa leitura e até a próxima.

"Tirando partido das limitações impostas pelo bitmaps, que aprisionavam tipos e figuras em contornos serrilhados (jags), se destacaram alguns designers situados em LA, como a freelancer April Greiman, que lançou o design híbrido (digito-analógico) e os parceiros imigrantes Rudy VanderLans & Zuzana Licko, que divulgaram e batalharam a estética do bitmap digital da nova tipografia na sua revista Emigre, começando a mudar o gosto gráfico da nova geração em fins dos anos 80. Há de se mencionar também a contribuição do construtivismo irreverente de Neville Brody, designer das revistas londrinas The Face e City Limits, de capas de discos e de livros (Penguin Books), e produtor de muitos logos e anúncios memoráveis (vide Wozencroft 1988)."

"Esses novos recursos vão permitir a elaboração rápida de layouts quasi-profissionais pelos usuários, pois ele/ela passa a ter a sua disposição quase todos os recursos de uma máquina fotocompositora tradicional, somados a recursos de manipulação de imagens equivalentes ao de um sofisticado laboratório fotográfico."

"Com isso, os designers eletrônicos passaram a refinar cada vez mais a qualidade de seus layouts, manipulando repetidamente detalhes gráficos em escala cada vez menor, chegando inclusive a poder trabalhar, quando quisessem, contornos, texturas e detalhes de qualquer símbolo. E podem, se quiserem, gerar (e depois venderem cópias!) suas próprias fontes tipográficas, com a ajuda de softwares de baixo custo bastante simples de operar."

"Em suma, os designers passaram a ter uma maior liberdade e estímulo para experimentação e um maior controle sobre suas criações. O resultado de qualquer decisão ou manipulação executada por eles era imediatamente mostrado na tela, para ser aceito ou rejeitado pelos mesmos."

"Ao leigo, o computador permite agora que também possam fazer suas experimentações tipográficas, sem maiores custos e sem sofrer nenhuma penalidade."

Flávio Vinicius Cauduro
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade dos Meios de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS-PUC/RS).






06 / 08 post view:: 01 02 03 04 05







...continua na próxima quinta.








0713 conv. Jefferson Cortinove

No comments: