Saturday 22 December 2007

Barbacena com internet sem fio.



Barbacena em MG ganhará rede de comunicação de dados sem fio.

Barbacena assinou um contrato para instalação de rede de comunicação de dados sem fio que colocará o município entre as cidades digitais. Segundo Ministério das Comunicações, tecnologias como WiMAX e Wi-Fi deverão conectar a cidade.

Segundo Edmo Casaroli Soares Junior, gerente da Damovo, empresa responsável pela infra-estrutura do projeto junto com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), depois de Tiradentes, Barbacena é a próxima cidade mineira a ter conexão e acesso wireless à Internet em todas as suas escolas e postos de saúde. "No total, 54 pontos passarão a contar com tecnologia para comunicação convergente, com a qual a população poderá ter acesso gratuito a pacotes de voz, vídeo e dados", comenta.

O projeto será composto por rádios e roteadores wireless e switches. "Serão dois rádios setoriais de 120º instalados em uma estação rádio-base, no morro Monte Mario; dois rádios setoriais de 120º instalados na torre da rádio de Barbacena; 54 rádios de 3Mbps, sendo um para cada ponto; 18 roteadores wireless para os pontos onde não há cabeamento; e dois switches", explica Ricardo Jeronymo, gerente responsável pela área de Canais da Damovo.

Projeto Tiradentes Digital

Tiradentes é uma das poucas cidades brasileiras equipada com Internet sem-fio de alta velocidade. O Projeto batizado de “Tiradentes Digital” implantou na uma rede de comunicação sem fios, utilizando a tecnologia Wi-MESH, que permite aos turistas e residentes, escolas e órgãos do município, o acesso à Web. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Mistério das Comunicações e a Prefeitura de Tiradentes e outros órgãos, como o Ministério da Educação, da Saúde e empresas privadas.
WNews(UOL)








0713

No comments: