Wednesday 23 January 2008

Primeiro músico brasileiro a ter canal no YouTube.



Gilberto Gil, estreou parceria com o Google Brasil para ter um canal no YouTube.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, estreou parceria com o Google Brasil para ter um canal no YouTube. Inicialmente, o canal conta com 107 vídeos do compositor. A idéia é que o canal concentre vídeos históricos de Gil e de sua nova turnê para divulgar o álbum Banda Larga Cordel. Fãs de Gil poderão postar vídeos no canal também.

Segundo o compositor, o canal servirá de espaço para publicar músicas inéditas de seu novo álbum, novos clipes e imagens de suas viagens e shows. Ao falar de seu novo trabalho musical, Gil afirmou que Banda Larga é seu “último álbum produzido em CD”. “É uma tendência inevitável a virtualização das músicas e sua distribuição na internet”, avalia Gil.

O ministro acredita que, no futuro, os músicos distribuirão músicas exclusivamente em formato digital e crês que as faixas serão disponibilizadas uma a uma ou em grupos de duas ou três faixas e não mais em uma mídia física com 14 ou 20 músicas.

Para fechar a parceria com o Google e disponibilizar faixas no YouTube, Gil modificou regras de seu contrato com a gravadora Warner. O ministro disse, no entanto, que manterá a parceria com o selo internacional. Na opinião do ministro é “didático” para as grandes gravadoras experimentarem distribuir músicas pela internet.

O presidente do Google no Brasil, Alexandre Hohagen, disse que é a primeira parceria da empresa com músicos no Brasil, mas que pretende ampliar esse tipo de experiência. Nos Estados Unidos, diversos músicos e celebridades de outras áreas artísticas já possuem canal no YouTube. Felipe Zmoginski(Info Online)







0713

No comments: