Thursday 15 January 2009

Lançamento: “O futuro da música depois da morte do CD”


Foto: Analogia a morte do Cassete com o advento do CD

Ontem recebi o release do mestre Sérgio Amadeu sobre o lançamento do livro “O futuro da música depois da morte do CD”, além de intrigante o livro estará disponibilizado gratuitamente na rede a partir do dia 19 deste mês. O lançamento oficial será no evento Campus Party dia 22, das 20h as 21h, na area de musica, com a presença de André Mehmari, Chico Pinheiro, Harry Crowl, Laan Mendes Barros, João Leão, Reinaldo Pamponet Filho, Simone Pereira de Sá, Sérgio Amadeu da Silveira e Irineu Franco Perpetuo.

Esta foi a mensagem enviada pelo Sérgio, “O debate sobre o impacto das redes digitais na criação, produção e distribuição da música não é novo. Entretanto, poucos livros brasileiros reuniram diversos olhares vindos de diferentes áreas do conhecimento para analisar a atual realidade musical. Navegando no mar revolto da digitalização em oceanos da propriedade intelectual, a coletânea discute as mudanças históricas no perfil e no papel dos músicos, compositores e intérpretes. Mixando o discurso acadêmico com os argumentos de quem vive de música no dia-a-dia, a coletânea O Futuro da Música Depois da Morte do CD é extremamente polêmica e útil nos debates sobre a reformulação da lei de copyright, para a formulação de políticas de incentivo à criação artística e à manutenção da diversidade cultural.

Os 16 autores partem da perspectiva da engenharia da produção, da sociologia, da teoria da comunicação, da musicologia, da filosofia e da interpretação e composição musicais, além da própria atividade empresarial. A única base comum dos textos é o reconhecimento das profundas mudanças que a digitalização e as redes informacionais trouxeram para o universo da música. Um dos objetivos da coletânea é mostrar a complexidade e as grandes diferenças teóricas, analíticas e prospectivas que existem entre aqueles que estão pensando o tema.

Os organizadores da Coletânea são Irineu Franco Perpétuo (jornalista especializado em música erudita) e Sérgio Amadeu da Silveira (professor de Comunicação e Tecnologia no Mestrado da Cásper Líbero).”



Segue o índice do livro:

Introdução

Irineu Franco Perpetuo - O impacto da tecnologia na cadeia da música: novasoportunidades para o setor independente.
João Leão e Davi Nakano - A música na época de sua reprodutibilidade digital.
Sérgio Amadeu da Silveira - O CD Morreu? Viva o vinil!
Simone Pereira de Sá - O MP3 e o fim da ditadura do álbum comercial.
Alice Tomaz de Carvalho e Riverson Rios - Fãs-usuários-produtores: uma análise das conexões musicais nas plataformas sociais MySpace e Last.fm.
Adriana Amaral - O impacto das novas tecnologias sobre o estudo de piano.
Eduardo Monteiro - O valor da música.
Andre Stangl e Reinaldo Pamponet Filho - Música Antiga e mídias modernas.
Ricardo Bernardes - A criação musical erudita e a evolução das mídias:dos antigos 78rpms à era pós-CD.
Harry Crowl - O "Cordel da banda larga": a canção de Gilberto Gile as perspectivas da sociedade em rede.Laan Mendes de Barros - E agora, o que eu faço do meu disco?
Pena Schimidt - Mudança dos ventos à vista.

Chico Pinheiro - O mundo mudou bem na minha vez...
André Mehmari - Sobre os Autores.



Saiba mais sobre os participantes da mesa no lançamento oficial (via repórter Patrícia Travassos - SBT):

ANDRÉ MEHMARI. Pianista, arranjador, compositor e multiinstrumentista. Apontado como um dos mais notáveis músicos jovens da cena brasileira e premiado tanto na área erudita quanto popular, teve composições e arranjos tocados por alguns dos mais expressivos grupos orquestrais e de câmara brasileiros, entre eles OSESP, OSB e Quinteto Villa-Lobos.

CHICO PINHEIRO.. Guitarrista, compositor e arranjador. Seu primeiro cd, Meia Noite Meio Dia (Sony, 2003) - com participações de Luciana Alves, Lenine, Ed Motta, Chico César e Maria Rita - foi incluído pelos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de São Paulo e O Globo em suas listas de melhores do ano. Em 2005, lançou pela gravadora Biscoito Fino o cd Chico Pinheiro, incluído novamente nas lista dos "Melhores do ano" pelos três maiores jornais do país. Em dezembro de 2007 lança seu 3º cd, 'NOVA' (inaugurando também o selo 'Buriti') , em parceria com o guitarrista e compositor americano Anthony Wilson ( Diana Krall), disco que novamente foi incluído entre os melhores do ano pela crítica especializada no país, sendo lançado no brasil e Estados Unidos.

HARRY CROWL. Compositor e musicólogo. Professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Diretor artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR e produtor de programas da Rádio Paraná Educativa. Compositor com carreira internacional e musicólogo/pesquisador de música erudita brasileira.

LAAN MENDES BARROS. Jornalista e editor; professor titular e coordenador de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero; doutor em Ciências da Comunicação pela USP; realiza pós-doutorado na Universidade de Grenoble, França; pesquisador sobre música e mídia, com vários artigos publicados sobre essa temática.

ANDRE STANGL. Filósofo, dj, videomaker, mestre em Cibercultura e Coordenador do Pontão Digital de Cultura Eletrocooperativa.

JOÃO LEÃO. Músico e graduado em Engenharia de Producao pela Escola Politecnica da USP, participa do grupo de pesquisa coordenado pelo Prof Davi Nakano.

REINALDO PAMPONET FILHO. Empreendedor Social com formação em Administração de Empresas.Fundador e Coordenador Geral da Eletrocooperativa.

SIMONE PEREIRA DE SÁ. Prof Adjunta do Programa de pós-graduação em Comunicação/LInha Tecnologias do Dep. de Mídia - Universidade Federal Fluminense. Cientista social - doutora em Comunicação. Pesquisa as cenas de música eletrônica no Brasil e as reconfigurações das formas de escuta e consumo musical (Pesquisador CNPq - nível 2).

SÉRGIO AMADEU DA SILVEIRA. Professor do Mestrado de Comunicação da Cásper Líbero, sociólogo e doutor em Ciência Política, pesquisa as práticas colaborativas e a propriedade dos bens imateriais.

IRINEU FRANCO PERPETUO. Jornalista, colaborador do jornal Folha de de S. Paulo, revista Bravo!, site da revista Concerto e TV Cultura. É correspondente no Brasil da revista Ópera Actual, de Barcelona. Co-autor, com Alexandre Pavan, de Populares&Eruditos, e autor de Cyro-Pereira - Maestro e do audiolivro História da Música Clássica. Traduziu, diretamente do russo, duas obras de Púchkin: Perquenas Tragédias e Boris Godunov.







0713

1 comment:

Fernando said...

O índice está com os temas trocados e faltou citar os outros autores.