Tuesday 13 January 2009

A internet e a política brasileira. A novela continua...



Em 2008 tivemos o tumulto das eleições municipais por todo o País. Como já não bastasse às famosas bizarrices em relação a alguns candidatos, também foi o ano da proibição do uso da internet na política. Enquanto os senhores do TSE discutiam liberar ou não o uso da internet pelos candidatos, um candidato às eleições presidenciais americanas nos deixava claro o poder de persuasão através do bom uso desta ferramenta.

O memorável case político de Barack Obama provou ao mundo que a internet na política pode sim ‘fazer milagres’. Se voltarmos um pouco, iremos nos lembrar que no inicio das prévias americanas, o candidato sequer parecia ser um nome forte na chapa dos democratas, porém, através do uso de ferramentas como Twitter, Site, Blog, Youtube, Gadgets entre outros, o cenário mudou. Bem, não preciso obviamente contar a história toda, fato é que Obama ganhou uma estrondosa popularidade mundialmente através da rede.

Mas, voltando ao Brasil, ‘nós’ ainda discutíamos usar ou não a web nas eleições. Veja você, agora o projeto de lei 291/08 do senador Expedito Júnior (PR-RO), tenta aprovar a liberação total da web, a qualquer tempo e hora, para se fazer campanha política.

Segundo o post publicado no blog do Fernando Rodrigues (UOL), o texto já esta pronto para a respectiva votação do senado. Ele diz ainda que “basicamente, altera o artigo número 36 da lei 9.504, de 1997, que passaria a ter a seguinte redação:

Art. 36. A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição, salvo na rede mundial de computadores (internet), em que é livre, a qualquer tempo, a manifestação do pensamento para fins eleitorais, vedando-se o anonimato e o uso de métodos contrários à lei penal.

Ou seja, o TSE ficaria totalmente dispensado de editar regulamentações complexas, obrigando os candidatos a fazerem propaganda apenas em seus sites próprios.”

A única ressalva é que este projeto ainda necessita ser votado pelo Senado e pela Câmara, o que não seria nenhuma tolice dizer, que talvez, poderemos sim ter as eleições de 2010 disputadas voto a voto na internet.



0713

No comments: