Friday 2 May 2008

Design também é Cannes.



Foi o tempo em que Design era o oposto da criação publicitária. Havia até aquela ‘rixa’ entre os nobres sobre a discussão do design na propaganda. E isso durou alguns anos dourados, onde ainda hoje os ilustres e eternos designers ‘da jovem guarda’ ainda preferem a diferenciação entre as respectivas esferas. Porem, digo felizmente, tudo isto mudou e vem mudando. Com todo respeito aos de opinião diferente, mas, fiquei muito feliz com a nova premiação em Cannes que reverencia o design.

Nesta nova área no Cannes Lions, as inscrições já superaram as expectativas iniciais e causou a solicitação de mais três novos jurados para classificarem os trabalhos escritos. Entre eles, o ‘brazuca’ Fred Gelli (VP da Tátil Design). Deixando claro que o design entrou na propaganda há muito tempo, e que muitos bons trabalhos publicitários estão intrinsecamente ligados as técnicas de design.

Ora, com toda a sinceridade a riqueza do design em minha opinião, só vem a somar com o trabalho dos belos criativos da comunicação. Já era hora de fato, de pararem com a elaboração de um abismo entre a publicidade e o design. Se levarmos em consideração as peças que nos chamam atenção, você irá notar pontos peculiares na maioria delas. Se for amante do design gráfico, você verá a presença de conceitos da vital gestalt x semiótica.

E não é preciso ir longe, basta apenas observar as boas peças. Outra coisa interessante, é que a meu ver, o design nos possibilita uma visão muito mais holística e extremamente sensível, se atrelado à publicidade, esta junção é capaz de unir o útil ao agradável. Onde a estratégia de comunicação, seus sinais e linguagem se sobressaem com a harmonia e utilização do ilustre design.

Acredito apenas, que Cannes demorou em ressaltar tamanha importância, já o que me deixa feliz, é saber que o Brasil tem grandes chances de faturar inúmeros prêmios. Nossos ‘brazucas’ são respeitados no mundo todo. Sua percepção e talento fazem com que muitos deles acabem por deixar a pátria mãe e disponibilizam suas virtudes em ares estrangeiros.

Por fim, ficam os meus parabéns a Fred Gelli por nos representar no Festival, e junto com ele, possa acontecer dos bons trabalhos brasileiros ofuscarem a badalada premiação!




0713

No comments: