Monday 12 May 2008

Brasileiro sorri até subindo a escada.



Brasileiro é uma coisa linda. Ah como eu me divirto vendo o povo ‘brazuca’, ou pelo menos parte dele por onde passo. Com tanto problema, a começar pelos meios de transportes públicos já serem um sufoco nas grandes capitais, o brasileiro sorri até subindo a escada da estação.

É impressionante, você desce do metrô no horário de ‘rush’ e logo aquela fila imensa para subir as duas singelas escadas rolantes da estação final. Por estes ares, fila virou expressão de cotidiano para alguns freqüentadores do pico como no meu caso.

Curiosamente o cotidiano do povão já apresenta uma analogia interessante com o caso do metrô. Veja você, fila é o ‘mesmo’ que cotidiano, lotação, aperto, empurra-empurra, xingo e cara feia. Já corrupção é o mesmo que dinheiro sujo, gastança, desinteresse, antiético, má índole, ladrão entre outros adjetivos.

Pois bem, você pode até me perguntar da onde vem a ligação. Numa boa, eu te respondo com toda a tranqüilidade.

Sem ironia basta apenas analisar, enquanto o povão, sem se esquecer da minha pessoa, está no centro de qualquer esquema público, e sendo lembrados pela mídia todos os dias. Ainda sim, sorri quando sai na frente de uma boa parte faminta, atrasada e apertada de pessoas na estação.

Resumo da história, estando em solo seco, o povo com sede ainda pede a ‘benção’ pro ‘coronel’. Hei senhor da manutenção! Nunca deixe parar a escada rolante pelo amor de deus...





0713

No comments: