‘Jogadinha’ manjada no meio publicitário, mas, quando bem feita, no mínimo rouba a cena chamando atenção, causando o impacto. Os anúncios de oportunidade parecem ser a ‘carta na manga’ dos publicitários antenados, ou seja, na prática os que madrugam e amanhecem nas agências.
Engraçado que as vezes acompanho algumas situações peculiares, por exemplo, o abalo recente na capital de São Paulo. O terremoto que estremeceu a cidade por alguns instantes, impulsionou alguns anúncios de momento. Entre eles, o da imagem de capa deste post, criado pelos nobres da ilustre Salles Chemistri, sob a batuta de Hugo Rodrigues (VP de Criação), Daguito Rodrigues (Redator), Helder Reche (Dir. de Arte) e Luciano Santos (Dir. de Arte). O anúncio foi veiculado no jornal do Estado um dia após o ocorrido. Por ser página dupla inteira, causou um tremendo impacto, pois, os textos foram distorcidos propositalmente, simulando a idéia do tremor.
Também nesta semana, o Greenpeace, que vem utilizando muito os meios de mídia social, como, por exemplo, o Youtube e algumas redes sociais digitais, não perdeu tempo. Publicou em seu canal no portal de vídeos, o que chamo de ‘vídeo de oportunidade’. Sim, justamente pelo seguinte motivo, enquanto a Dove havia lançado a quase um mês atrás um novo vídeo no portal, destacando uma criança como protagonista no seu comercial. O Greenpeace, ‘contratacou’ com a mesma moeda, isto é, também usou uma criança em um vídeo no mesmo portal, repudiando a extração do óleo de palmeira na Indonésia. Utilizado na produção dos produtos da marca Dove.
Com uma trilha muito impactante, o filme choca em cheio a imagem da marca. Tanto que alguns já foram até retirados do ar, basta saber se fora ocasionado devido alguma sanção contra a publicação do vídeo no portal.
Ainda no tema, os dois exemplos foram citados em cima da ótica da oportunidade. Vale lembrar, que não basta apenas aproveitar a mídia espontânea, gerada em manchetes de momento. Um bom anúncio provoca, instiga e até mesmo, irrita algumas vezes. No entanto, prende a atenção do público, e se veiculado na mídia certa, com toda a certeza terá um bom alcance.
Por último, fique com mais um exemplo, o nobre Cardoso, não poupou nem mesmo o pobre padre desaparecido. E para minha surpresa, mesmo acompanhando o Cardoso já de alguma data, digamos, ele criou um teaser, onde dizia em um blog post, sobre a entrada de mais um brasileiro no seriado de Lost. Mas, finalizou o mesmo, dizendo que precisava “encontrá-lo pessoalmente para parabeniza-lo”.
Imagine você, no outro dia estava criado o blog “padrebaloeiro”, isto mesmo, o padre que sumiu após iniciar um vôo preso a mil balões de festa, já tem o seu blog e pelo que demonstra, já tem uma grande notoriedade na internet. Onde ele, o desaparecido, supostamente encontra-se neste momento na ilha do seriado.
Aproveitamento? Não, eu digo visão de oportunidade!
0713
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