Friday 4 April 2008

O giro do mercado e a comunicação 360º.



Ultimamente tenho observado por estes ares o que tem tirado o 'sono' das agências. Qual é o futuro da comunicação?

Uma questão extremamente difícil e completamente complexa. Em um cenário de incertezas, onde as mídias estão sofrendo ‘mutações’ constantes, uma vez, que a digitalização possibilitou a amplitude dos meios, transformando o mercado numa tremenda incógnita.

Surge a discussão da esfera 360º, onde interligar os meios, sejam eles off ou on, gerando uma "multidisciplinaridade" entre as mídias, começa a ser encarado como o novo dilema desta década.

Ora, até alguns poucos anos atrás, vimos o monopólio das gravadoras e seu lado esnobe com as novas bandas que necessitavam de um bom 'paitrocinio' para custear seus jabás e gravações. Com o advento da internet, não demorou muito para o 'castelo' cair. Se você se lembra, o napster revolucionou o mercado fonográfico cinco anos depois.

Para confirmar isto, basta apenas pesquisar, você terá o seguinte dado, o mercado da venda de músicas digitais cresceu mais de 200% nos últimos dois anos. E não se surpreenda, as principais marcas do segmento são iTunes em primeiro, e por incrível que pareça o Wallmart em segundo. Sim, a rede de supermercados.

Está vendo agora o tamanho da mudança no cenário, consegue visualizar o início e o fim do mesmo na era da nova comunicação 360º. Obviamente não. Até mesmo os 'dotados' do mercado não conseguem responder.

As agências e suas exaustivas reuniões quase diárias na discussão do que fazer atualmente, começa a deixar claro que a preocupação vai além de 'simples' relatórios e pesquisas de mercado.

A convergência das mídias está fazendo com que grupos como o Isobar (Inglaterra), que comprou a agência digital brasileira a Click em 2007, fechar o 'cerco' com a recém aquisição de um dos principais Bureaus de mídia digital, juntamente com talvez uma possível compra de uma outra brasileira, tudo isto, ainda em "off".

"Funil", talvez este seria o termo que podemos utilizar no atual momento mercadológico, ou seja, englobar os meios no perfil 360º, funilando as estratégias na busca de resultados não apenas quantitativos, mas, também qualitativos e de maneira específica.

Tente adivinhar a sacada ideal, e se torne o célebre do futuro, tenha certeza que isto, vai além de um bom feeling.




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