Wednesday 29 April 2009

Banda larga no Brasil é uma questão de política pública?


Imagem: PDF (Dados IDC Barômetro Cisco de Banda Larga)


É impressionante, estamos chegando ao ano de 2010 e ainda sequer temos uma parte expressiva da população nacional usando a banda larga, onde segundo o estudo do Barômetro Cisco de Banda Larga, “a cada 100 brasileiros, 5,16% têm banda larga em casa. No Chile, a densidade é de 8,5% por habitante, enquanto na Argentina a densidade é de 7,8%”.

Como entender tamanha disparidade se o Brasil tem estado no topo dos países que mais horas passam conectados a rede, por outro lado, o que justifica o medíocre esforço público na melhoria e desoneração dos serviços de banda larga?

A resposta é uma só, nada justifica tamanho descaso. O que temos é realmente a falta de interesse público como também, sua pobre força de vontade em reverter este quadro.

Dizer alguma coisa é talvez uma crítica no vazio, haja visto, não termos até o momento um órgão fiscalizador dos serviços de banda larga, em sua maioria oferecidos por empresas do ramo da telefonia, e o pior, quando noticiado os péssimos serviços das mesmas como no caso da Telefônica e suas inúmeras paralisações, ninguém de fato cobra o ressarcimento dos usuários.

Não me estranharia se algum ‘abestalhado’ me acusasse por escrever críticas abusivas e sem fundamentos, afinal, se a banda larga no País ainda está este “lixo”, sai mais barato fazer ‘vista grossa’ diante do problema.

A pergunta que espanta ao mesmo tempo em que causa indignação, é até quando teremos umas das piores bandas de conexão do mundo pelo preço mais caro também?

Outro fato impressionante, é que em alguns lugares do país nem conexão chegou, como no caso do estado do Paraíba, onde apenas 3% dos paraibanos detém computadores, na maioria empresas e algumas repartições públicas. Sendo em volta de 8,2% das casas no Norte, e 8,8% no Nordeste, possuem acesso à rede mundial de computadores, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados no fim de 2008.

Mesmo sendo o Sudeste a região mais privilegiada até o momento, está longe a qualidade ideal e o preço justo da banda larga no Brasil. É fato, o governo poderia dar inúmeros incentivos ao desenvolvimento da conexão de internet, o problema para isso, bem, esse é o problema, ninguém consegue explicar o por que de tanto descaso.

Na sua opinião, o Brasil precisa de uma política pública para desenvolver banda larga?




Imagem: my.opera.com



0713

No comments: