Wednesday 15 April 2009

Desenho animado israelense elogiado por alguns e odiado por outros satiriza palestinos.




Sempre me prendo a animações ilustradas, talvez pelas mesmas reterem atenção de tal modo, a ponto de inserir sua mensagem facilmente enquanto imagino outras faces no enredo. Porém, certas causas abordadas no contexto de algumas me preocupam quanto à veracidade dos fatos e a forma de retratarem os envolvidos.

Na semana passada, dois criadores israelenses Tom Trager (artista gráfico) e Or Paz (editor de vídeo) publicaram seis episódios recém criados no YouTube da série “Ahmed e Salim” filhos de um terrorista palestino, eles querem saber apenas de videogame.





Quando seu pai “Yasser Majhayeff” lhes passa uma ordem, os dois nunca a cumprem como deveria, em um dos episódios, “Ahmed and Salim” estão com um refém em sua casa, a criança seqüestrada começa a chorar clamando por jogar “Guitar Hero” em sua casa, os filhos de Yasser não se hesitam, começam a jogar o game com suas ‘guitarrinhas’ e logo se tornam amigos do refém. Yasser ao voltar, não contém sua raiva ao saber que seus filhos o soltaram.

Apesar de engraçada e bem feita, a série já causou polêmica no mundo árabe, onde segundo relatos dos autores para a BBC Brasil, o objetivo é fechar com alguma emissora de TV para que o seriado seja televisionado, no entanto, nenhuma emissora até o momento havia demonstrado interesse.








Por outro lado, ironizar tais situações pode também a meu ver, tornar tamanha circunstância algo ameno pelos menos no ponto de vista dos que não a vivem, na outra ponta, logicamente, permanecem os ofendidos e atacados palestinos que não são terroristas e sequer contribuem para tais atos, isto, passa ser encarado como ruim haja vista, a cultura e a ótica de povos envolvidos em sátiras como esta.

Para conferir os seis episódios clique nos links a baixo:

Ahmed & Salim Ep. 1
Ahmed & Salim Ep. 2
Ahmed & Salim Ep. 3
Ahmed & Salim Ep. 4

No comments: