Thursday 23 April 2009

Last.Fm volta atrás e retoma a cobrança aos usuários.




É meus caros, depois de tanto falar bem aos ‘quatro cantos do mundo’ sobre a “Last.FM”, uma das maiores redes sociais digitais de músicas da web, fui pego de surpresa ontem quando meu perfil foi travado.

No principio achei estranho, uma vez que, a própria Last.FM anunciou dois meses antes que não iria manter a idéia da cobrança sobre os usuários. Ora, depois de ouvir 1.469 artistas e o total de 13.188 faixas dos mais variados estilos nas vertentes “Rock N’ Roll”, “Grunge”, “MPB”, “Electro” entre outros, estou neste exato momento proibido de ouvir sequer minha própria lista, a não ser que eu pague os míseros €3.00 por mês.

Tudo bem, não é de fato uma quantia exorbitante, mas, não me parece também a melhor alternativa, haja vista, que todos os perfis cadastrados na Last.FM são inúmeros feedbacks para o mercado fonográfico, isto é, são eles os filtros do que pode e não pode dar certo.





Além do mais, o descobrimento de diversas novas bandas já se mostra uma das maiores virtudes da rede social, expressando bem o conceito do “Long Tail” criado pelo escritor “Chris Anderson”.

Ainda não posso dizer ao certo, qual será de fato o impacto desta medida em relação a continuidade e adesão dos antigos usuários x novos usuários, no entanto, ao sondar alguns amigos via twitter, a maioria foi incisiva em dizer que a crise seria um grande fator responsável para a devida tomada de decisão, pontuando todo o custo intrínseco na manutenção de um player tão requisitado mundialmente.




0713

No comments: