Imagine você, anúncios mentirosos com dizeres aproveitadores sendo proibidos em todo o mundo, (rsS!) sobraria publicidade ainda?* Pois é, na semana passada um anúncio de uma das maiores companhias petrolíferas do mundo foi proibido na Inglaterra abrindo um novo parecer sobre ações semelhantes. Este caso nos parece com o da Petrobrás, lembra-se?
Acusada de fazer propaganda enganosa sobre tecnologia “verde”, a Shell publicou um anúncio de página inteira no Financial Times, onde destacava a seguinte frase “Nós investimos os lucros de hoje nas soluções de amanhã” a peça além de ser proibida, virou destaque nos principais sites de propaganda do mundo.
Segundo o “Brand Republic”, a denúncia fora feita pelo WWF-UK e aceita pela ASA (Advertising Standards Authority), onde se deixou claro que a peça citava investimentos que não eram verdadeiramente sustentáveis. Tentando evitar maiores constrangimentos e algum impacto sobre a marca, a Shell não hesitou em respeitar a proibição, no entanto disse estar de acordo com a nomenclatura permitida segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1987.
Fato é, aos publicitários de plantão, cuidado no uso do termo sustentável, ainda mais se o produto em anúncio estiver ligado de alguma maneira a conservação ou não do meio ambiente. Interpretações erradas ou ainda, o uso incorreto ou aplicação errônea do mesmo poderá implicar em sanções caso seja entendido pelo órgão competente como falsa informação.
Como citado no inicio do post, a Petrobrás passou por algo semelhante este ano com propagandas que enalteciam suas obras de exploração como também medidas sustentáveis e preocupações com o meio-ambiente. Todas as peças foram proibidas pelo CONAR e foram retiradas de circulação, inclusive alguns comerciais de TV.
Fica a pergunta, e se a ‘moda’ pega heim?
*espero que os publicitários não compreendam mal meu tom 'sarcástico'.
0713
1 comment:
Vai trabalhar!!!!!!
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