Thursday 14 August 2008

Uma viagem a Cuba em três posts - Parte I


Foto: Capitólio - Ex-Sede do Governo Federal de Cuba, by Daguito Rodrugues.

"Cuba foi uma escolha fácil. Seriam minhas primeiras férias depois de 3 anos e meio seguidos de trabalho, e eu queria descanso, calor, praia, bebida e cultura. Mais do que isso, eu queria conhecer as verdades sobre a ilha. Sempre li muito a respeito da terra de Fidel e Silvio Rodriguez. Queria ver e ouvir as verdades sobre o lugar."

"Correndo contra o tempo, já que El Comandante está perto de bater os coturnos e assim tudo pode mudar, eu e minha namorada compramos a passagem e decidimos: 15 dias em Cuba, 5 deles na capital Havana."

"A pedido do willpubli, vou escrever o essencial dessa minha viagem em 3 posts. São palavras sucintas que com certeza não vão traduzir o que é o país nem como foi realmente essa viagem. Mas espero que sirva para quebrar alguns preconceitos e atiçar você a querer conhecer esse lugar."

""Você vai lá pra ver pobreza?", chegaram a me perguntar antes de ir. Ué, eu moro num país miserável, trabalho do lado de uma favela. Em Cuba, não há favelados, mendigos, sem teto, sem terra, analfabetos, meninos de rua. As pessoas são pobres e mal vestidas, as casas são velhas, o sistema de transporte é precário, mas todo mundo tem o básico para viver. Ótimos hospitais, escolas, faculdades, comida, casa. Todo mundo tem isso."

""Lá é tudo do governo, não tem propriedade". Mentira. As residências são particulares, sim. Só os comércios são 51% do governo, 49% da pessoa/empresa estrangeira."

""Cubanos são proibidos de sair de lá". Mentira. Eles podem sair, sim."

""Cubanos não podem freqüentar os hotéis, que são só para turistas". Mentira de novo. Podem, mas não tem dinheiro pra isso. No Cayo Santa Maria, hotel Meliá cinco estrelas, vimos um casal de cubanos bem humildes hospedados ali."

""Cuba parou no tempo". Um lugar com uma das medicinas mais avançadas no mundo não pode ter parado no tempo. Um lugar que acabou com o analfabetismo acho está bem à frente de muito país tido como moderno. Em uma das casas de cubanos que nos hospedamos a dona tinha computador e usava Internet."

"Cuba é uma ilha no Caribe, a pouco mais de 80 kms de Key West, a 40 minutos de avião de Miami, e que ousou apostar num modelo diferente de praticamente todo o resto do mundo. E que continuou apostando mesmo quando seus países amigos desistiram de um sistema alternativo. E que continua apostando hoje, mesmo com o Fidel fora do poder. E que em 49 anos de ditadura, nunca teve qualquer tipo de manifestação popular contra o regime."

"“Revolução é mudar tudo o que deve ser mudado”."




Daguito Rodrigues é formado em jornalismo e cinema e atualmente trabalha como redator publicitário na agência Salles Chemistri, em São Paulo no Brasil.







Continua...



0713

1 comment:

Ivete B said...

Parto para cuba daqui a 4 dias. Estas descrições que vou encontrando pela net ainda me deixam mais ansiosa. Não vejo a hora de chegar lá :D Weeeeeee