Monday 25 August 2008

Nescau tradicional volta depois da onda de comentários no Orkut.



Um dia desses discutíamos na pós-graduação sobre a importância das comunidades nas redes sociais. Como no Brasil, cerca de setenta porcento dos usuários da rede utilizam o Orkut, o foco foi justamente em cima dele. Na ocasião, umas das comunidades avaliadas foi justamente a "Dependentes do Nescau", atualmente com 50.638 membros. Ela foi uma das responsáveis pela volta do Nescau tradicional.

Com frases como "Não agüento mais o 2.0!”, “Quero meu Nescau de volta!", cerca de mais de 70 mil consumidores expressaram seu descontentamento, nas comunidades relacionadas ao produto Nestlé, como também em blogs e alguns sites pessoais. Numa verdadeira reivindicação digital, em forma de ‘intimato’ os usuários conseguiram o que queriam.

Na semana passada, cada um dos mais de 50 mil participantes da comunidade receberam um e-mail de Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil. "A partir do início de setembro, você voltará a encontrar nos pontos de venda o Nescau tradicional, o achocolatado de sua preferência", dizia a mensagem, festejada pelos internautas em centenas de "posts" com dizeres como: "Jura????? Vocês não imaginam o alívio que estou sentindo. Nossa pressão não foi em vão! Obaaaaa!"

O que mais se torna claro é justamente a mudança de ambiente que estamos passando, deixando claro não ser de agora, mas, ficando cada vez mais visível que as comunidades sociais digitais vem não só ganhando mais força, como também ditando regras e estratégias de mercado.

O fato do Nescau tradicional vem ilustrar ainda mais a necessidade da atenção com as comunidades e seus membros, onde é indispensável o acompanhamento como a integração com as mesmas. O cuidado é não querer interagir de maneira comercial e apelativa, como já visto em outros casos.

Ainda, a grande incógnita das empresas é entender e saber absolver as informações que podem ser filtradas nas comunidades. A ponto de interpretarem da maneira correta os anseios, críticas e sugestões dos internautas.

Fica a dica, se a sua empresa anda preocupada com a opinião a respeito do seu produto ou serviço, comece primeiro a pesquisar se existe alguma comunidade criada ou referente nas redes sociais digitais. Talvez, você poderá encontrar muita mais do que imagina, como foi o caso do “Vick Vaporub” em uma comunidade no Orkut, mas essa fica para um outro post, até lá...




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