Wednesday 20 August 2008

Enquanto Obama conquista na web, no Brasil é proibido o uso eleitoral. A Web tem dono?


Foto: Site do candidato Barack Obama

Engraçado como algumas coisas são levadas ao extremo e outras questões de maior importância praticamente nem são comentadas pelos magistrados. Enquanto Barack Obama segue com um dos maiores cases de propaganda eleitoral na web mundial, o TSE proíbe o uso dela nas eleições deste ano no País. Detalhe, alegam que só assim terão um maior controle sobre as campanhas eleitorais. Eu fico me perguntando, com tanta patifaria acontecendo nos bastidores, seria mesmo tão prejudicial o uso da web nas eleições?

Ora, não sou nenhum partidário e nem tão pouco estou defendo este ou aquele candidato, mas, me parece um tanto quanto contraditório essa proibição. Até porque proibir o uso de algo que não tem dono é no mínimo estranho, para não dizer ‘insano’.

Como se as plataformas on-line, no caso do Twitter, blogs e sites, por exemplo, pudessem ser proibidos, dando a entender que a web tenha um respectivo proprietário! Esta minha crítica serve apenas para levantar uma reflexão a respeito.

A citação de Obama no inicio do post vem ilustrar perfeitamente o oposto. Enquanto ele e seus assessores fazem o bom uso do twitter, youtube, facebook, seu site entre outros, nós brasileiros, amargamos a bizarrice da proibição das campanhas eleitorais na web e ainda acompanhamos o cúmulo do projeto do senador Azeredo, que além de ir contra os princípios ‘empíricos’ da internet, ainda promete gerar muita barulheira anti-projeto. (Este tema merece um post à parte)

Outra questão que deve ser observada, é que no Brasil grandes empresas de comunicação e afins, tentam ao máximo ‘podarem’ as iniciativas digitais. (Não pensem que a Globo lutou até o último momento pelo padrão digital japonês a toa) Como se a web e a internet pudessem ser de posse de alguém, iniciativas e mais iniciativas vão em cheio na contra-mão do processo da convergência digital. Este que também ainda não é compreendido de maneira correta pela grande maioria das pessoas.

Fica o seu ponto de vista, afinal é certo ou errado proibir o uso da internet nas campanhas eleitorais?




0713

No comments: