Monday 4 August 2008

Boas referências sempre ajudam.



Visitar um bom site sempre me ajuda a pensar em novos caminhos. É como se você encontrasse um rumo ainda não ‘garimpado’ com fontes e diretrizes novas. Alguns trabalhos por sua vez, de tão bons acaba por gerar em certas ocasiões um descontentamento momentâneo. Como já citado em outro blogpost, boas ‘refes’ tanto estimulam como também decepcionam dependendo da maneira como ela é recebida, e isso, na maioria das vezes é no ‘automático’ de cada um.

O bacana da internet (deixando claro que não irei me aprofundar nesta questão), é que hoje podemos compartilhar as mais diversas referências, trabalhos de qualquer parte do mundo, e logicamente, as blogosferas são sem sombra de dúvida, uma parte mais que vital do processo como um todo.

É muito bacana conferir dicas, auxiliando no possível os demais profissionais a buscarem refinarem e ao mesmo tempo, obterem os chamados ‘pontos de fuga’ dos criativos. Esta expressão talvez nem seja a mais correta, porém costumo usá-la para simplificar o meu raciocínio.

Não é prudente, pelo menos a meu ver, buscar referências só quando ‘teoricamente’ seu cérebro está ‘engessado’, fazendo com que o individuo entre em desespero por passar uma tarde toda sem conseguir pensar em nada. Não que esta situação jamais possa vir acontecer, eu, por exemplo, já tive que sair da mesa de trabalho no meio do dia, é ir até um parque florestal próximo de um antigo trabalho para pensar, refrescar a mente e voltar cheio de novas idéias. Porém, uma coisa aprendi nestes anos de profissão, não deixe para buscar algo apenas quando se precisa, antecipe os fatos e tenha uma cabeça fresca e criativa.

Hoje por exemplo, vou compartilhar algumas referências bem interessantes e com uma linha de criação que vai do lúdico, passa pelo experimental, mas utiliza no geral uma linha de criação lógica, em certos detalhes simples e muito intuitivo.

Não me leve a mal, caso você tenha achado um pouco bem entre “contraditório” meus relatos, mas na dúvida, visite os links e sinta você mesmo as suas sensações e experiências. Nada é tão mais aconselhável quanto a sua própria ação no contexto todo.





Bem, vamos lá, a primeira dica fica por conta do site do “Cirque du Soleil”, uma espécie de ‘pré-page’ com links para as páginas de alguns artistas do Circo, repare que neste ponto incial, você irá perceber um palhaço animado que o convida para visitar os links. Ao centro um círculo, uma espécie de ‘portal’, sendo mais direto, com imagens passando em meio a um desfoque e outro, ao qual também aguça a sua curiosidade.

A segunda dica vai ficar por conta do site do “Cris Angel”, com uma trilha muito sugestiva ao mesmo tempo em que tenebrosa e envolvente ternura, o site conta com detalhes de direção de arte formidáveis e bastante sensíveis ao clima sugerido na peça, quanto às características intrínsecas ao personagem. Show de bola!

No mais, é visitar os outros links, e claro, dica sempre se passa a frente, esta é uma ‘regrinha’ cordial.




0713

No comments: